Seis em cada 10 brasileiros tiveram aumento no custo de vida durante a pandemia

Publicado por: Redação

Para 60% dos brasileiros, os gatos com alimentos, produtos e serviços para si e suas famílias aumentaram desde o início da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o resultado da pesquisa feita pela Ipsos Essetials.

Enquanto seis em cada 10 notaram uma alta no custo de vida, 15% disseram que os gastos diminuíram e 25% não sentiram diferença alguma nas contas no fim do mês.

Continua depois da publicidade

Na percepção dos entrevistados brasileiros, as compras de mercado, alimentação e produtos de limpeza, são as que mais alavancaram a alta nos custos durante a pandemia: 65% disseram ter tido gastos maiores nesses itens. Já para 29%, permaneceram iguais e, para apenas 6%, os gastos diminuíram.

Os custos fixos, como serviços de água, energia e gás, também estão entre os que mais cresceram, na opinião dos participantes. Para 46%, houve aumento nessas contas, 45% disseram estar iguais e 9% tiveram diminuição nos gastos.

Nos custos com roupas, sapatos e acessórios, a maioria (46%) diz não ter percebido mudança de consumo no setor, enquanto 20% disseram que estão gastando mais e 34% afirmaram ter diminuído os gastos com esses produtos.

A pesquisa foi realizada online e contou com 18 mil entrevistados, com idades de 16 a 74 anos, em 26 países, sendo 1 mil entrevistados do Brasil. A margem de erro para o resultado do país é de 3,1.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade