Por Rodrigo Dias: Ver ou enxergar?

Publicado por: Redação

Ver é uma faculdade biológica, característica da maioria dos seres vivos. Enxergar é faculdade cognitiva e tem a ver com a nossa compreensão das coisas, de acordo com o repertório de vivências que vamos acumulando com o tempo. Dito isso, é preciso afirmar que nem todo mundo que vê, enxerga.

Ver é questão aparente. Enxergar exige um pouco mais de profundidade. Em tempos tão insanos, como o atual, vemos muitas coisas e outras tantas deixamos de enxergar. Às vezes por falta de repertório nosso mesmo. Noutras é porque aquilo que deve ser visto é apresentado como mais vistoso e aí ficamos só nessa primeira fase, sem enxergar de fato.

Continua depois da publicidade

Quem me acompanha até aqui, nesse artigo, deve estar achando um pouco confusas as colocações e talvez esteja mesmo. Mas a questão é que estamos deixando de enxergar coisas importantes decididas agora e que poderão impactar na vida de milhares de pessoas, num futuro próximo.

Enquanto se discute se volta ou não o futebol por aqui. Se o Queiroz deve ou não delatar seus comparsas, o novo marco legal do saneamento básico foi aprovado pelo Senado e agora seguirá para sanção presidencial.

Em certos aspectos necessários, noutros controversos. A questão é: muitos acreditam que o novo marco legal do saneamento básico deveria ser mais bem discutido e até mesmo ter tido a votação adiada para ser votado numa sessão presencial, devido à importância da matéria, e não online, como foi.

Na defesa do marco, está que a medida universalizará o acesso a água e esgoto tratados. Um dos pontos críticos a ele é que o custo da tarifa de água deve subir, e que regiões onde o investimento no serviço de água e esgoto for mais oneroso – em relação à quantidade de pessoas atendidas – esse custo poderia desestimular a iniciativa privada a realizar tais investimentos. Empresas que atuam nesse setor visam lucro e não teriam a finalidade social. Como as companhias públicas e as autarquias que geram estes serviços nos estados e municípios.

Esse é outro ponto: a concorrência entre companhias públicas e autarquias versos a iniciativa privada. Entenda-se como iniciativa privada grandes multinacionais como a Coca-Cola, que têm interesse nesse setor e com o novo marco terão mais capacidade de atuação já que ele estabelece a concorrência via licitação e não mais por contrato de programa.

A discussão em torno de abrir as reservas estratégicas de um país ao capital privado, sobretudo ao internacional, causa desconforto e está longe de algum consenso. O fato é que enquanto o Brasil abre suas porteiras a esse tipo de investimento, o mundo faz o caminho inverso de reestatização.

De acordo com um levantamento feito pela Transnational Institute, centro holandês de estudos em democracia e sustentabilidade, esse movimento ocorre em cidades de vários países como Alemanha, França, Hungria, Argentina, Bolívia entre outros. O principal argumento para que isso ocorra é a percepção de que as empresas que prestavam os serviços não eram capazes de cumprir com o total das obrigações envolvidas. Considerando os serviços ineficientes, investimentos insuficientes e aumento de preços.

Em meio à pandemia enquanto vemos, outros enxergam por nós.

 

 

 

Por Rodrigo Dias

RODRIGO DIAS é jornalista e web poeta,

Há mais de duas décadas trabalha

No mercado de comunicação.

Formado em Publicidade e Propaganda,

Também atua como assessor de comunicação.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade