Região Oeste: Exames de Covid-19 começam a ser realizados pela UFSJ nesta quinta-feira (02), diz SRS


Os municípios do Centro-Oeste mineiro a partir desta quinta-feira (02) podem enviar as amostras para testes da Covid-19 para a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) – Campus Dona Lindu, em Divinópolis.  A instituição foi habilitada pelo Estado nesta segunda-feira (29), após parecer de concordância da Fundação Ezequiel Dias (Funed). A informação foi confirmada pela Secretaria Regional de Saúde de Divinópolis (SRS).

O objetivo é agilizar o sistema de análise dos exames, favorecendo o diagnóstico mais rápido. Até então, o material biológico dos pacientes da região era encaminhado ao laboratório da Funed, em Belo Horizonte. A universidade realizará cerca de 60 exames por dia.

“É muito importante termos conseguido esse convênio com a UFSJ, porque além de valorizarmos essa instituição de ensino tão importante na nossa região, teremos mais agilidade nos resultados, é mais fácil para as prefeituras, que não precisarão mais se deslocar para BH, apenas precisam vir à Divinópolis. São vários benefícios que teremos, seja de custo, de qualidade, seja de tempo-resposta”, explica o superintendente regional de Saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva.

O parecer de concordância da Funed emitido hoje, certificou o Laboratório de Histopatologia e Análises Clínicas da UFSJ a realizar exames para o SARS-CoV-2 pelo método molecular real time RT-PCR, mesma análise realizada pela fundação.

Para que a universidade conseguisse a habilitação, foram encaminhados à Funed amostras com resultados detectáveis (positivos) ou não detectáveis (negativos). Dentre as amostras analisadas, todas apresentaram concordantes com os resultados obtidos pelo Serviço de Virologia e Requetsioses da Divisão de Epidemiologia e Controle de Doenças, Instituto Octávio Magalhães (IOM), Laboratório de Saúde Pública de Minas Gerais (LACEN/MG).

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PODCAST: escuta essa!!