UFSJ realiza exames de Covid-19, em parceria com Prefeitura de Divinópolis


A Universidade Federal São João Del Rei – Campus Dona Lindu (UFSJ), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), iniciou o processo para a realização dos exames de diagnóstico de Covid-19, que serão disponibilizados à rede pública. O objetivo é agilizar o sistema de análise dos exames, favorecendo o diagnóstico mais rápido.

O convênio está em andamento e possibilitará que os exames (diagnóstico para detecção da doença), na região macro, atendida por Divinópolis, sejam realizados na universidade. Até o momento, o material biológico dos pacientes, colhidos na rede pública da cidade, são encaminhados ao laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

A Prefeitura ficará responsável por fornecer os kits, reagentes e consumíveis necessários para execução dos testes, assim como os EPIs. O município também disponibilizará um profissional com formação em Análises Clínicas para capacitação, acompanhamento das análises e suporte na realização dos exames e ficará responsável por todas as etapas referentes à coleta das amostras clínicas, enviando-as à UFSJ.

O Executivo será encarregado de emitir o laudo, com seu responsável técnico, após o envio ao setor de saúde, do resultado por parte da UFSJ.

A universidade disponibilizará o espaço físico, o uso dos equipamentos já existentes para realização dos testes e outros que serão adquiridos com recursos advindos do MEC, especificamente para o diagnóstico molecular. Providenciará corpo técnico científico para a realização de exame e os procedimentos operacional padrões (POP), para que a Prefeitura possa enviar as amostras em perfeitas condições para análise. Ainda fica encarregada de capacitar e treinar o profissional cedido por parte do Executivo para diagnóstico da Covid-19.

Para a Semusa, o projeto ajudará para agilizar a identificação do vírus no município, uma vez que os resultados rápidos poderão auxiliar no mapeamento na cidade e região.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PODCAST: escuta essa!!