Coronavírus: A cada 10 pessoas contaminadas, outras 12 são infectadas pelo vírus em Divinópolis

Publicado por: Redação

Nesta sexta-feira (26) a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) emitiu um alerta sobre o aumento da Taxa de Transmissão por coronavírus, em Divinópolis. O índice é de 1.20 pessoas, ou seja, a cada dez pessoas contaminadas, outras 12 serão infectadas pelo vírus, provocando um aumento exponencial da doença no município.

O risco de contágio, como também é classificado a taxa, é considerado muito baixo se for menor do que 0.5 e baixo se ficar entre 0.5 e 1. Entre 0.9 e 1.2, o risco é moderado e é considerado alto se o índice se apresentar entre 1.2 e 1.65. Ao ultrapassar esse valor e ficar entre 1.65 e 2, o risco é considerado muito alto e há indicação de lockdown se a taxa de reprodutibilidade da doença passar de 2.

Continua depois da publicidade

Esse índice é um dos fatores que estão na Matriz de Mapeamento de Risco à Covid-19, que orienta as decisões do poder público em relação às medidas de isolamento social na cidade. Segundo a Matriz, o número é considerado de alto risco.

Para a Diretora da Vigilância em Saúde, Janice Soares, a colaboração da população é crucial no combate ao vírus. “A população precisa cumprir com as medidas sanitárias do município, como o uso de máscaras, a higienização e o isolamento social, que é fundamental para evitar o contágio”, frisou Janice, em nota.

A Taxa de Transmissão, ou Risco de Contágio, é o índice que determina a quantidade de pessoas que cada paciente infectado poderá contaminar. Este número é calculado a partir dos dados do Boletim Epidemiológico Diário que registra os novos casos de coronavírus no município.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. calixto disse:

    1,2 cada pessoa passa pra 1,2. cada 10 pessoas passam pra 12. Aritmética

    1. Divinews disse:

      Quem errou foi a Comunicação da Prefeitura que não sabe fazer contas.

Continua depois da publicidade