Em 15 dias, casos de Covid-19 aumentaram em 45,6% em cidades do Centro-Oeste Mineiro

Publicado por: Redação

As cidades do centro-oeste mineiro que retomaram as atividades econômicas nos últimos dias ou semanas estão registrando aumento súbito de novas infecções e mortes pelo novo coronavírus. O Divinews analisou 10 cidades da região, durante os 15 dias do mês de junho, e constatou que houve um aumento de 45,6%, com Cláudio liderando a lista de municípios com maior onda de transmissão, atingindo um crescimento de 228,1%, seguida de Itaúna (156,2%), Bom Despacho (73%) e Divinópolis (46,15%).

De acordo com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) as cidades do interior estariam vivenciando uma segunda onde de transmissão do vírus, provocada pela maior circulação de pessoas, isso porque, os municípios menores, mesmo sem casos confirmado de infectados, implantaram o isolamento espelhando-se nas capitais. Agora que passaram a registrar mais infecções e mortes, elas também seguem as cidades maiores ao adotarem um programa de reabertura.

Continua depois da publicidade

Em Divinópolis, a reabertura do comércio foi no final de abril e no dia 02 de junho, os shoppings foram liberados para reabrirem também. Do início do mês até nesta segunda-feira (15), a cidade registrou um salto de 46,15% nos casos confirmados e de assustadores 400% nas mortes pela Covid-19, passando de duas para 10, até o momento.

Em carta, o secretário de Saúde, Amarildo de Sousa, chegou a pedir conscientização da população e garante que “tudo terá sido em vão se a sociedade não se envolver nesta batalha”.

Em Itaúna, também houve um súbito aumento no número de casos confirmados após a reabertura. Do dia 01 a 15 de junho, os casos passaram de 16 para 41 positivos, desses sete estão na UTI.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o crescimento dos casos acontece devido a intensificação de testagem, feita agora, inclusive, nas unidades de saúde, e que, na mesma proporção de novas confirmações poderão acontecer os de recuperação de pacientes. A pasta ainda salienta que a testagem em massa possibilitará também o conhecimento da realidade e do panorama do coronavírus na cidade.

O total de atendimentos de pacientes com suspeita ou infectados pelo Covid-19 aumentou consideravelmente nas duas últimas semanas. Confira a lista completa e o aumento casos nas 10 cidades analisadas:

Casos confirmados de Covid-19

Cidades Número de casos Aumento (de 01 a 15 de junho) Óbitos

 

Cláudio 23 228,5% 0
Itaúna 41 156,25% 0
Bom Despacho 45 73% 1
Divinópolis 266 46,15% 10
Nova Serrana 36 44% 3
Santo Antônio do Monte 33 37,5% 0
São Sebastião do Oeste* 41 28,1% 0
Carmo do Cajuru 69 7,81% 3
Itapecerica 16 6,6% 0
São Gonçalo do Pará 1 1
  • *Os dados em relação aos números confirmados de Covid-19 de São Sebastião do Oeste foram adquiridos através da Secretaria de Estado de Saúde, dessa forma, os números podem apresentar variáveis.

Em Minas, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), desta segunda-feira (15), o estado apresenta 21.728 casos do novo coronavírus confirmados, desses 481 evoluíram à óbito.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade