Ex-secretário de Saúde de Divinópolis diz que 55% da população de Divinópolis pode transmitir Covid-19

Publicado por: Redação

O ex-secretário de saúde de Divinópolis Vanir Andrade, que esteve no cargo durante a administração do ex-prefeito de Divinópolis, Demetrius Arantes (2005-2008), ao ser instado pelo Divinews a opinar sobre a situação da Covid-19 no município, tendo em vista a subida da curva no gráfico de casos da Covid-19 em Minas Gerais, ao mesmo tempo em que existe um retorno progressivo das atividades econômicas não só na cidade mas em diversas outras no Estado e mesmo do país, avalia que a pressa em flexibilizar as medidas restritivas antes do momento adequado pode trazer maior desarranjo na economia local caso as mesmas tenham que ser readotadas. E ainda que neste momento é um contra-senso, pois de acordo com o indicador Re (número efetivo de reprodução) 55% da população, tendo como base o Estado em que Divinópolis repete seu histórico, pode transmitir Covid-19    

Explicou ele:

Continua depois da publicidade

Como ex-secretário de saúde fui instado a opinar sobre a situação atual da Covid-19 em Divinópolis tendo em vista o avanço da doença e o retorno progressivo de atividades no município.

Entendo que um fenômeno epidemiológico como este, que tem atingido o mundo inteiro causando centenas de milhares de morte só poderá ser amenizado se seguirmos as orientações das autoridades sanitárias competentes quanto à necessidade do cumprimento do isolamento social, do uso de máscaras, do home office (quando possível), etc.

Mesmo sabendo que o cumprimento dessas medidas restritivas pode acarretar outros problemas para considerável parcela da população, principalmente os de ordem econômica/financeira, gostaria de destacar, entre outros, três dados técnicos relativos à pandemia no nosso município que indicam ser inoportuna a flexibilização, ainda que gradual, neste momento, das medidas restritivas até então impostas.

  1. Existe um indicador em epidemiologia, denominado Re (número efetivo de reprodução) que informa o número médio de contágios causados por cada pessoa infectada, ou seja, quanto maior Re maior o número médio de contágios. Esse número leva em consideração as mudanças no nosso comportamento frente à doença como por exemplo, a quarentena.

Nos estados brasileiros e DF este número está entre 1,13 (Pernambuco) e 1,56 (Ceará). Minas Gerais, estado que até então, felizmente, pode ser considerado um ponto “fora da curva” esse indicador está em 1,37.

Se adotarmos o mesmo Re para Divinópolis significa dizer que cerca de 55% da população do município pode transmitir o vírus.

  1. Nos últimos 7 dias ocorreram 46 novos casos havendo um aumento de 156% de novos casos entre relação ao mesmo período anterior.
  2. Há escassez de leitos UTI uma vez que Divinópolis conta com apenas 40 leitos para atender, também, outros sete municípios próximos. A taxa média de ocupação nos últimos 7 dias foi de 52%.

Finalizando, não tenho dúvida que a pressa em flexibilizar as medidas restritivas, antes do momento adequado, poderá trazer maior desarranjo na economia local caso as mesmas tenham que ser readotadas.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. José Carlos disse:

    Excelente secretário da saúde, gestão técnica, profissional, seriedade, responsabilidade. Parabéns pelo artigo , pela coragem e lucidez na leitura dos dados, algo importante especialmente neste difícil período que vivemos

  2. Rafael disse:

    Situação muito difícil que vivemos.
    Creio que a flexibilização deve ser permitida até certo ponto para o giro de capital e sobrevivência da população.
    No entanto, com o rumo que a cidade toma, o que veremos em breve será a permissão para o funcionamento de todos os serviços de forma plena, essenciais e não essenciais.
    Creio que com isso colocaremos em risco toda a população, já que o pico da doença por aqui, diferente da maioria dos outros grandes centros do nosso país, será em uma data futura e imprevisível.

  3. Robson Francisco disse:

    Excelente matéria.
    No I x secretário Vanir Andrade fala com propriedades, entende muito de saúde pública e provou na sua gestão que não precisa ser médico para cuidar da saúde pública.
    Estamos em um momento aonde a curva está atingindo próximo do pico.
    O melhor a fazermos eh termos responsabilidades conosco e ao próximo.
    Fique em casa e usemos máscara e lavar sempre as mãos.
    Para o Vanir eu tiro meu chapéu.

    1. CARLOS ROBERTO DE SOUZA disse:

      Boa noite à TODOS: Com Todo Respeito ao Ex_Secretario da Saúde_ Vanir Andrade. Quando no Título da Matéria, tú dizes: 55% da População PODE: Significa DÚVIDA? Decorridos mais de 70 dias de Quarentena, TAMBÉM vou OPINAR: Nós Divinópolitanos, Estamos Ferrados, Aqui só Aparecem Pessoas NEGATIVAS para Opinarem??? Recomendo o PULO do GATO. Quando aparecer os Sintomas do Vírus, Não Fique de Bobeira em Casa. Utilize Ivermectina 6ml, Dipirona 500ml e Azitromicina de 500ml. Se os SINTOMAS não Desaparecer em 2 Dias, PROCURAR um Médico Particular, Se Possível um Infectologista. Um abraço,!!🙄😣🙄🤔🙄🤔🙄.

      1. Alice disse:

        Matéria exemplar! Infelizmente muitos acham que fazer de conta que está passando, que ficarão ilesos, irá lhes dar imunidade. É uma loucura e totalmente inoportuna a flexibilização das medidas restritivas agora que a curva de contágio continua subindo. Tivemos exemplo no mundo inteiro que a única chance de diminuir o número de mortos é quarentena, distanciamento social e cuidados higiênicos. Vamos nos proteger e proteger os que amamos, recomeçar sempre é possível qdo se está VIVO. Não se trata de negativismo e sim de cair na real. A morte é definitiva, tudo para e não tem volta. FIQUEM EM CASA 🙏❤️

  4. Maurílio disse:

    Perspectiva pertinente e fundamentada. Com efeito, “a pressa é inimiga da perfeição” e, ao mais parecer, temo que seja exatamente o que estejamos a ver: a inobservância ao velho e sábio brocardo popular.

Continua depois da publicidade