“108 HISTÓRIAS MARCANTES” é presente de aniversário do historiador Welber Skaull Tonhá para Divinópolis

Publicado por: Redação

Em comemoração aos 108 anos da cidade de Divinópolis, o historiador Welber Skaull Tonhá resolveu convidar 108 formadores de opinião a fim de que cada lhe contasse sobre alguém que tenha uma história marcante na cidade, resultando em um livro que será lançado virtualmente no dia 01 de junho no site da prefeitura de Divinópolis (www.divinopolis.mg.gov.br) – A escolha das pessoas seguiu o mesmo critério utilizado quando foi feito o Álbum de figurinhas de Divinópolis, quando o autor pesquisou e conversou as pessoas que ele considera seus “consultores históricos”, e com isso chegou a uma mistura de classes, gêneros, ideologias e personalidades diferentes, para ter um resultado mais plural possível, explicou ele

A publicação, segundo Skaull, vai ficar marcado, pois será mais uma fonte de pesquisa para estudantes, historiadores, pesquisadores e curiosos sobre quem fez história na cidade de Divinópolis.

Continua depois da publicidade

Sobre o enredo

Ele provocou para que as pessoas lhe contassem as histórias de sua própria forma, cada um com seu estilo,  fosse em prosa, em narrativa, poesia, como referência biográfica, lembranças pessoais, matéria jornalista, artigo, enfim, do jeito que quisesse, e lhe enviasse da forma que fosse possível,  impresso, por e-mail, pelo Messenger do Facebook, por WhatsApp, escrito, em áudio, em vídeo, ou mesmo por telefonema, e todas estas formas foram utilizadas, disse ter sido uma aventura, “uma agradável e inspiradora aventura”. E que o resultado ficou encantador, de uma leveza e prazerosa leitura, que leva o leitor a conhecer um pouco mais sobre as pessoas da cidade.

O Processo

Inicialmente, a ideia, segundo o historiador era fazer somente um livro físico, com lançamento já programado no Estrela do Oeste Clube durante as comemorações do aniversário de Divinópolis. No entanto, com a pandemia que assolou a sociedade mundial, inclusive nossa cidade, este foi mais um projeto afetado, e quase foi cancelado.

“Porém, como já havíamos movimentado um grande número de pessoas, e recuar seria mais prejudicial do que seguir, encontrei um meio de realizar, lançarei inicialmente em formato E-book (virtual), uma versão mais simples que você poderá acessar gratuitamente no aniversário da cidade (de 01 à 03 de junho) em link disponibilizado no site da prefeitura”, explicou Skaull

Livro Impresso

Para aqueles que gostam do livro nas mãos, também terá a versão impressa, de qualidade a altura da homenagem, com páginas em papel Avena e capa dura laminada. Como o projeto não tem financiamento, nem patrocinador, o livro será em versão limitada e comemorativa, podendo ser adquirido na pré-venda (pelo link https://pag.ae/7W3xNBE-u)  e entregue pelos correios. No link a pessoa opta pela forma de pagamento, e cadastra o endereço de entrega para onde será enviado.

Mais informações pelo telefone

37 9 99982777 (Welber Skaull Tonhá e Silva)

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. cidadão disse:

    Parece que temos que renovar a política no país inteiro,não só em Divinópolis, e tomara que apareça algum candidato com boas propostas e não com segundas intenções, políticas baixas como ja está aparecendo nosso cenário. Deveriam fazer politíca limpa sem atacar sem agredir, sem ofender e com respeito.

  2. Helder ribeiro Duarte disse:

    Concordo. Divinopolis tem é que sentar em um banco e chorar sozinha, pois seus filhos políticos so lhe trazem magoa e pesar. É triste ver uma cidade igual a esta definhar dia apos dia. Politicamente um fracasso.

  3. Anônimo disse:

    Meu caro, Divinópolis num tem nada a comemorar, pelo contrário só lamentar a degradação política e econômica desde 88 até os dias atuais, uma vergonha para o cidadão. É preciso resgatar a diguinidade o orgulho de ser Divinópolitano, precisamos de um novo modelo de prefeito e vereadores, deixar a velha politica de lado, votar em propostas e em candidatos afinados a atualidade e acreslidade da vidade fo paus, Nao reeleger ninguem, nem votar em.partidos e sim como cidadãos conscientes.

Continua depois da publicidade