Secretário de Saúde de Divinópolis desmente que “Cloroquina” é pauta de reunião de Comitê

Publicado por: Redação

Amarildo Sousa, ao Divinews informou que Comunicação da Prefeitura de Divinópolis como tem ocorrido com certa frequência sequer o consultou sobre a inclusão ou não da pauta do protocolo da “cloroquina” na próxima reunião do Comitê de Combate à Covid-19, a resposta para um determinado site de que ela será pauta, não procede, não está sequer em cogitação. A resposta ao veículo foi dada à sua revelia. No popular está havendo uma desinformação, falta de sintonia da comunicação com a sua pasta, “estão a carroça na frente dos bois” – Amarildo avalia que é uma insanidade inócua a discussão deste tema que ainda sequer está decidida no âmbito federal.

Ainda de acordo com o chefe da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a pauta ainda não foi sequer cogitada pelo comitê e a próxima reunião não abordará nenhum assunto relacionado ao medicamento. Além disso, Amarildo garante que tanto ele quanto pessoas da sua equipe não foram procurados para esclarecer tal informação.

Continua depois da publicidade

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (20) orientações para o tratamento precoce de pacientes diagnosticados com o Covid-19, através da utilização da hidroxicloroquina e da cloroquina. O protocolo, que não é assinado pelo ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazzuello, ou qualquer representante da pasta, recomenda a utilização do medicamento em pacientes com sintomas leves da doença.

Antes dessa decisão, divulgada pelo presidente, Jair Bolsonaro, nessa terça-feira (19), o Ministério da Saúde orientava o uso apenas em quadros graves. A medida contraria diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), que garante que o remédio pode causar efeitos colaterais, como disfunção grave de órgãos, incapacidade temporária ou permanente, chegando até ao óbito e não tem eficácia comprovada no tratamento do novo coronavírus.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade