Depois de mostrar com otimismo recuperações de pacientes da Covid-19 Gerência de Jornalismo fala do caótico quadro da dengue

Publicado por: Redação

Depois do otimismo com que a Gerencia de Jornalismo da Prefeitura de Divinópolis, através de release enviado à imprensa, noticiou que Divinópolis teve um índice espetacular de 74% de recuperação da Covid-19 dos casos que foram confirmados, logo a seguir, informou na última sexta-feira (15) que atualmente existem 465 notificações de dengue, desse total, 57 foram descartados, 197 estão aguardando análise e em 201 pacientes os testes deram positivos. As campanhas de conscientização são realizadas regularmente, assim como as ações de panfletagem, campanhas educativas, Dia D Contra a Dengue entre outras ações. Para efetivar as medidas adotadas, diz o informe oficial, diz que é preciso que a população se conscientize e faça sua parte. Os cidadãos devem eliminar água parada, tampar tambores, poços, cisternas, caixas d’água e colocar areia fina até a borda dos pratos de plantas.

Informações da Dengue “201 pacientes testam positivo para dengue em Divinópolis”

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Divinópolis alerta toda a população sobre o aumento nos casos de dengue no município. A cidade conta com 465 notificações da doença, mas o dado mais alarmante é o total de 201 pacientes com testes positivos. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) se preocupa com o esquecimento dos cuidados a serem tomados contra o agente transmissor Aedes aegypti, em detrimento da pandemia do Coronavírus.

A gestão municipal informa que dos 465 casos notificados de Dengue, 197 estão em aberto, isto é, aguardam o processo de análise. Além disso, apenas 67 pacientes tiveram o quadro clínico descartado.

Desde o início do enfrentamento do novo Coronavírus na cidade, a Semusa se atentou à possibilidade de esquecimento das prevenções contra o Aedes aegypti. Transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela, o inseto é uma das grandes preocupações da secretaria. Durante todo o ano são realizados mutirões de Combate à Dengue e dedetização com Fumacê.

Além desta medida, várias campanhas de conscientização são realizadas. Ações de panfletagem, campanhas educativas, Dia D Contra a Dengue entre outros. Para efetivar as medidas adotadas, é preciso que a população se conscientize e faça sua parte. Os cidadãos devem eliminar água parada, tampar tambores, poços, cisternas, caixas d’ água e colocar areia fina até a borda dos pratos de plantas.

O Secretário Municipal de Saúde, Amarildo Sousa, alerta sobre a importância da conscientização de toda a comunidade, tomando todas as medidas preventivas essenciais.  “As pessoas que estão em casa, devido o período de quarentena, podem utilizar este tempo em domicílio para verificar possíveis focos de dengue. Os quintais estão entre os locais mais propícios para a proliferação do mosquito”, afirmou. “Esta é mais uma batalha em que precisamos lutar juntos”, ressaltou o secretário.

Release otimista da Gerencia de Jornalismo: 97 pacientes já se recuperaram da Covid-19 em Divinópolis

A Secretaria Municipal da Saúde (Semusa) comunica nesta sexta-feira (15/05) com base no boletim estadual, que dos 131 casos positivos indicados no levantamento, 97 se recuperaram, isso significa um percentual de 74% dos infectados. O número de pessoas com quadro clínico suspeito do novo vírus subiu para 1776 e destes, 171 foram descartados e 11 estão em análise. A cidade possui 2 óbitos registrados, por Sars-CoV-2.

Com um total de 131 casos positivos em Divinópolis (considerando que as recuperações permanecem nas estatísticas de confirmações), a incidência é de 54,9 % casos positivos para cada 100.000 habitantes.

Dos exames realizados, 41,9% foram positivos, demonstrando uma alta circulação do vírus na região. Os hospitais estão com 28 pessoas internadas com sintomas e quadro clínico compatível com infecção pela Covid-19, lembrando que são pessoas da região e não somente de Divinópolis.

Com base em dados divulgados pelo Ministério da Saúde através da plataforma “FormSUScap”, em relação à faixa etária, o novo registro de notificações aponta:  31 casos para a população menor que 1 ano; 100 entre 1 e 4 anos; 48 entre 5 e 9 anos; 104 entre 10 e 19 anos; 820 entre 20 e 39 anos; 475 entre 40 e 59 anos; e 198 entre as pessoas com idade superior a 60 anos. A população do sexo feminino é a mais atingida, com 969 casos, enquanto o sexo masculino contabiliza 807 casos.

Das confirmações, o maior número de casos está entre os pacientes com idade entre 40 e 59 anos, são 62 ao todo.  Um paciente possui idade entre 5 e 9 anos; um entre 10 e 19 anos; 46 entre 20 e 39 anos; e 21 com mais de 60 anos. Sendo assim, 71 equivalem ao sexo feminino e 60, ao sexo masculino.

O Secretário Municipal de Saúde, Amarildo Souza, comentou sobre o número de pacientes recuperados no município. “Em meio a tantos acontecimentos alarmantes, temos uma notícia que gera esperança, um certo alívio. Porém, seguirmos firmes na luta contra o novo vírus. A situação requer muito cuidado e é preciso ficar atento às normas sanitárias, além da conscientização”, conta.

Internações

Em relação aos pacientes internados nas redes hospitalares do município e que apresentam quadro clínico compatível de Covid-19, até a presente data, 19 estão na enfermaria e 9 em Unidade de Terapia Intensiva (CTI). Dos pacientes internados ou que foram atendidos no ambulatório, e estão em isolamento domiciliar, são 1057 ao todo.

A taxa de ocupação de leitos reduziu para 42,5%. São 46,4% de leitos SUS (26 pacientes) e 39,7% de leitos na saúde suplementar (31 pacientes).

A Prefeitura Divinópolis orienta os cidadãos a seguirem os protocolos de segurança e ao mesmo tempo, cumprir com as normas impostas na última deliberação. Os infratores das diretrizes de saúde estão sujeitos a penalidades. A população pode contribuir com o município, registrando uma denúncia no App Divinópolis na opção “Coronavírus”. O aplicativo está disponível nas lojas de aplicativo e é gratuito.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade