COVID-19: Prefeitura de Divinópolis emite outro decreto com normas a partir da próxima segunda-feira (18)

Publicado por: Redação

A Prefeitura de Divinópolis emitiu outro DECRETO Nº 13.783-, que será publicado na próxima segunda-feira (15) no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, com novas atualizações de normas a serem seguidas. Entre as mudanças, está o uso obrigatório de máscaras, alteração no horário de funcionamento do comércio local e atendimento nas academias de ginástica.

O que antes era apenas uma recomendação passa a ser obrigatório como o uso obrigatório de máscaras ou de cobertura equivalente sobre o nariz e a boca em todos os espaços públicos e no transporte público e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, seja ele público ou privado. A desobediência às normas haverá a aplicação de multa, no valor de uma Unidade Padrão Fiscal do Município de Divinópolis (UPFMF).

Continua depois da publicidade

O decreto dá nova redação aos documentos anteriores, acrescentando o controle externo de filas e acesso dos clientes em supermercados, mercearias, armazéns, varejão, casas de carnes centros de distribuição de alimentos e similares.

Lojas de conveniência, varejistas e atacadistas de bebidas, passam a operar com fechamento obrigatório de atendimento ao público no período de 22h às 5h. O consumo no ambiente de venda é proibido, podendo gerar multa, interdição e cassação de alvará.

Há uma inclusão no artigo 2º do decreto Nº 13.771, de 24 de abril de 2020, ficando permitido, em caráter facultativo, todos os dias da semana, o funcionamento de: bancas de revistas; atividades da cadeia de abastecimento da construção civil; atividades da cadeia de abastecimento da indústria; serviço de atendimento comercial por telefone (“call center”); serviços relacionados à manutenção, suporte e reparos na área da telefonia.

Festas, comemorações, exposições, exibições e eventos que reúnam pessoas em veículos automotores estacionados, seja em qualquer lugar, estão proibidas.

Também está suspensa a utilização de praças, vias e outros locais públicos para atividades de esporte e lazer. O descumprimento, pode acarretar multa. O acesso à Orla do Lago das Roseiras para a prática de pesca amadora e esportiva, armação de tendas, acampamentos, barracas, bem como a locação de ranchos e sítios com finalidade turística ou recreativa, está proibido. O trânsito no local também está restrito.

Novo horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais

As atividades do comércio local começarão às 10h com fechamento, às 20h, sob pena de aplicação de multa no valor 10 Unidade-Padrão Fiscal do Município de Divinópolis (UPFMD).

Academias de ginástica

Academias de ginástica poderão realizar os atendimentos, exclusivamente, no período de 6h às 22h. A multa é a mesma (10 UPFMD). Os funcionários devem observar o controle no fluxo de frequentadores, considerando o distanciamento mútuo de uma pessoa para cada vinte metros quadrados. A distância mínima é de dois metros entre elas, com lotação máxima de 15 pessoas, simultaneamente, incluindo a equipe de limpeza.

A cada cinco pessoas que utilizarem o estabelecimento, deverá ter um funcionário responsável pela higienização dos aparelhos após utilização. Em ambientes abertos, como quadras e campos, deverá ser respeitado o distanciamento mútuo de uma pessoa para cada dez metros quadrados, com espaço mínimo de dois metros entre elas. Todas as modalidades coletivas que favoreçam aglomerações, estão suspensas.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Raquel disse:

    Neste frio o comércio funcionar neste horário e a segurança das pessoas? Sete Lagoas esta com tudo funcionando e esta mil vezes melhor,inacreditável o atraso desta cidade.

    1. Anônimo disse:

      Muda pra lá

  2. Anônimo disse:

    Exercicios ao ar livre estao proibidos , fechado dentro de uma academia estao liberado , conceito estranho !!

  3. Anônimo disse:

    NO DANILO PASSOS BARES VENDEM POR DENTRO <ESTAO VENDENDO PARA QUALQUER UM ,NOS TERRAÇOS E SO CHURRASCO E BEBIDAS E MUITA MUSICA E EM MUITAS CASAS TANBEM ..

    .

    1. Anônimo disse:

      Se o churrasco e a bebedeira for só com quem mora na casa, não tem problema. Não pode é visita

  4. Anônimo disse:

    NO DANILO PASSOS BARES VENDEM POR DENTRO <ESTAO VENDENDO PARA QUALQUER UM ,NOS TERRAÇOS E SO CHURRASCO E BEBIDAS E MUITA MUSICA E EM MUITAS CASAS TANBEM .
    .

  5. Rozinei Aparecida da Cunha disse:

    DITADURA…TE OBRIGAR A FAZER ALGO

  6. Anônimo disse:

    Tem uma igreja Quadrangular na rua Airton Senna, Santa Rosa que está funcionando aos domingos pela manhã.

  7. Anônimo disse:

    Mi desculpem a pergunta mais qual éa rel necessidade da abertura de academia? É um serviço essencial onde?

  8. Felipe disse:

    Campos de futebol, quadras e bares (com consumo de bebidas no local) estão funcionando normalmente no Danilo Passos, e nada é feito. Além do aglomeração constante no supermercado local.
    Sem medidas rígidas e fiscalização eficiente, de nada adianta.

    1. Anônimo disse:

      Um se um se

    2. Ricardo Alcântara disse:

      A loja de conveniência Mega 24 Horas, localizada na Avenida Antônio Olímpio de Morais, 859, bairro Centro. Continua funcionando normalmente onde os clientes ficam na porta do estabelecimento consumindo bebidas alcoólicas e outros produtos. Nesta noite de sábado pra domingo, por exemplo, o barulho na loja foi tanto que nós, moradores do prédio em frente tivemos que acionar as autoridades da lei que, além de comparecer no local, ficaram tomando Energético com um dos funcionários. Temos fotos para comprovar a veracidade e vou jogar nas redes sociais se a prefeitura ou algum órgão competente não tomar atitudes cabíveis. A vigilância deveria olhar isso. Ainda mais com esse novo decreto, onde iremos parar?

  9. angela maria disse:

    perguntar não ofende, isto é decreto ou lei marcial?

    1. Rozinei Aparecida da Cunha disse:

      DITADURA…TE OBRIGAR A FAZER ALGO

    2. Li.Coelho Xavier disse:

      Frescura d++..impoe lei pq podem.ficar em.casa o $ deles esta garantido..Devia era liberar o comercio geral e exigir cuidados de prevenção…Nao vai mudar em.nada esse horário ridículo.. só o horário das aglomeracoes…. Façam como em Nova Serrana,Betim e demais cidades comercio.normal c regras de prevenção..

  10. Romilda disse:

    Nao sabem o que faz ou fala mais estao fazendo o que é conveniente pra eles.

  11. Sônia disse:

    Precisamos ter paciência para nos readequarmos a esse tempo. Parabéns aos profissionais que estão trabalhando para que, do melhor modo, possamos estar voltando à rotina.

  12. Maria disse:

    Que horário de funcionamento ridiculo

    1. Anônimo disse:

      Não usa, então

Continua depois da publicidade