Policia Civil de Minas prende suspeitos de desvios de carga na Região Centro-Oeste

Publicado por: Redação

Uma investigação de desvio de carga resultou na prisão em flagrante de um empresário, de 49 anos, e de um motorista, de 32, por receptação e furto, respectivamente, durante a operação “De grão em grão”, deflagrada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), sábado (9).

Os suspeitos foram surpreendidos no galpão de uma empresa localizada em Bambuí, região Centro-Oeste. Com a intervenção policial, foi evitado um prejuízo de mais de R$ 40 mil e quase 30 toneladas de soja foram restituídas a uma cooperativa.

Continua depois da publicidade

O caminhão foi carregado no dia anterior (8), em Delfinópolis, Sul de Minas, sendo que o destino correto seria o Guarujá, São Paulo. Levantamentos do Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), por meio da Delegacia Especializada em Investigação e Repressão ao Furto, Roubo e Desvio de Carga, e da Delegacia Regional em Passos, apontaram que um outro motorista, já investigado por envolvimento em crimes dessa natureza, faria esse carregamento.

De acordo com o Delegado Regional de Passos, Marcos Pimenta, a partir dessa informação, foi possível monitorar o trajeto da carga com o objetivo de se chegar ao receptador. O caminhão foi monitorado por aproximadamente 250 quilômetros entre a cidade de origem e a entrega da carga, no município de Bambuí. “Observamos que um carro fazia uma espécie de escolta do caminhão. Na altura de Itaú de Minas, os condutores trocaram de veículos e tomaram rumos distintos. O caminhão, em vez de seguir a rota para o estado de São Paulo, foi para Bambuí como ponto final”, descreve Pimenta, que participou da operação.

 

O Delegado Cesar Matoso, do Depatri, explica que as apurações da PCMG apontam que o grupo atua em diversas regiões do estado. “Estão sendo investigados por, pelo menos, mais 15 roubos de carregamentos de soja identificados, que teriam sido receptados por este mesmo empresário”, ressalta o delegado. O motorista contratado pela vítima para fazer o frete da carga faz parte da organização criminosa, pois além de mudar o trajeto original do destino da carga, troca de motorista para simular um roubo. O segundo motorista já pega a direção do caminhão com uma nova nota fiscal, simulando uma ‘transação legal’ com o receptador.

Trabalho investigativo

Segundo Matoso, a organização criminosa é investigada pela Polícia Civil há cerca de dois meses, e os integrantes estariam envolvidos em diversos casos. Apenas no Sul de Minas, conforme as apurações, esse seria o segundo desvio em pouco mais de um mês. Na primeira ocorrência, um carregamento de soja avaliado em R$ 200 mil seria transportado de uma empresa de Passos ao Porto de Santos (SP), porém não aportou.

No total de quatro caminhões nos quais os grãos estavam distribuídos, um foi recuperado pela PCMG com a carga no município de Piumhi, a pouco mais de 90 quilômetros do município de origem. “Ao que tudo indica, também chegaria a Bambuí. As investigações prosseguem e estamos trabalhando em conjunto com a unidade especializada, visando à repressão qualificada desse tipo de crime”, assinala Pimenta.

O empresário foi autuado em flagrante por receptação qualificada e o motorista, por furto qualificado, ambos na modalidade tentada. Eles foram encaminhados ao Sistema Prisional, ficando à disposição da Justiça.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade