SITUAÇÃO PIORA: Divinópolis alcança a marca de 88 casos de Covid-19 com ocupação de 60% dos leitos para atendimento ao SUS

Publicado por: Redação

No Boletim de informação da Vigilância Sanitária de Divinópolis sobre os casos da Covi-19 na cidade, o total de casos confirmado que ontem era de 85 subiu para 88, enquanto o índice de ocupação dos leitos do SUS é de 58,9%, o que corresponde a 33 pacientes já internados – É preciso que a população se fique sabendo que o total de leitos de UTI em Divinópolis, 134, é para atender toda região que engloba as cidades de Araújo, Claudio, Cajuru, Itapecerica, São Gonçalo do Pará, São Sebastião do Oeste e Perdigão, sendo que para o SUS são apenas 56 leito para atender uma população de aproximadamente 351 mil habitantes.

Divinópolis conta com 134 leitos de UTI, sendo 56 para atendimentos pelo SUS e 78 na rede particular. Estamos com uma ocupação de 58,9% dos leitos SUS (33 pacientes) e 41% de leitos particulares (32 pacientes). Os leitos SUS estão disponíveis para atender os municípios de Divinópolis, Araújos, Claudio, Cajuru, Itapecerica, São Gonçalo, São Sebastião do Oeste e Perdigão, abrangendo aproximadamente 351.000 habitantes. Na rede particular, os leitos podem ser ocupados por habitantes de municípios da nossa região, que possuem convênios com os hospitais particulares de Divinópolis.

Continua depois da publicidade

INCIDÊNCIA

Com um total de 88 casos positivos em Divinópolis, a incidência é de 36,94 casos positivos para cada 100.000 habitantes. Minas Gerais possui 8,29 casos positivos para cada 100.000 habitantes. Brasil está com 34,67 casos positivos para cada 100.000 habitantes. A região de Divinópolis, com os municípios acima mencionados esta em 29,34 casos para cada 100.000 habitantes.

CIRCULAÇÃO VIRAL

Dos exames realizados para o COVID19, 43,8% foram positivos, demonstrando alta circulação do vírus em nossa região. Nossos hospitais estão com 31 pessoas internadas com sintomas e quadro clínico compatível com infecção pelo COVID19, lembrando que são pessoas da região e não somente de Divinópolis.  O município possui um óbito registrado, por COVID19.

ISOLAMENTO SOCIAL

Importante lembrar que somente 20% dos infectados necessitarão de serviços de saúde, sendo que os demais se recuperarão espontaneamente. O isolamento social proposto por Divinópolis no inicio da pandemia permitiu ganharmos tempo para organizar os serviços aptos a receber a demanda advinda do COVID19, mas a situação requer muito cuidado, atenção às regras sanitárias e cooperação de todos.

Com grande incidência e circulação viral o serviço hospitalar pode colapsar caso a sociedade se descuidar. Fiquem atentos, fiquem em casa o máximo que puderem, para que não haja necessidade de aumentar o rigor no isolamento social.

 

Vigilância em Saúde 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Julio MEDEIROS disse:

    Demorou. Situação já era anunciada. Eu mesmo falei nisto há muito tempo.

  2. Carla disse:

    O que estão esperando pra tomar uma atitude mais drástica. O povo começar a morrer? É isso?

  3. Sônia disse:

    Fechar comércio? Nós temos é que nos conscientizarmos: Ir à rua somente quando preciso, usando máscara e medidas de higienização. A minha máscara protege você, a sua máscara me protege. “VIGIEMOS E OREMOS.”

  4. Eduardo disse:

    88 em mais de 200 mil habitantes

  5. angela maria disse:

    A TENDÊNCIA É PIORAR, COM A QUANTIDADE DE GENTE NA RUA.

  6. Lucimary disse:

    Vão ter que fechar o comércio outra vez

Continua depois da publicidade