Como saber se informações que trafegam no WhatsApp são falsas

Publicado por: Redação

Certamente você está recebendo todo tipo de notícias nos grupos de Whastapp nesta temporada que corresponde estar em casa. Para saber se é um bombardeio de áudios ou notícias falsas existem algumas dicas e conselhos nas próximas linhas para que não o tomem por ingênuo, e detecte imediatamente a veracidade da informação.

Milhares de notícias falsas ou as famosas “fake news”, e o “deepfake” circulam diariamente pelas redes sociais, e geralmente este tipo de informações são propagadas por pessoas irresponsáveis, que se ocupam de alterar notícias, áudios, vídeos e imagens à população.

Continua depois da publicidade

Os conselhos para combater a grande quantidade de informações falsas propiciadas para desinformar, confundir os cidadãos ou gerar em alguns casos paranoia coletiva. Com estas recomendações procura-se que o leitor possa ter a capacidade de captar a informação fidedigna e confiável no Whatsapp.

Não se limite a ler apenas os títulos

Leia a informação completa, analise bem o texto junto com as fontes. Não confie nos conteúdos que não têm autores, ou links confiáveis. Não compartilhe a informação imediatamente quer seja textos, áudios ou vídeos.

Verifique as fontes de notícias

A informação verdadeira transmitida em portais oficiais ou confiáveis menciona as autoridades, fontes de textos, testemunhos de especialistas ou fontes legítimas. Não se deixe envolver ou manipular por conteúdos de origem duvidosa.

Preste atenção ao design do site

Toma em consideração os detalhes do portal na web onde se publica a notícia, no caso do Whatsapp, pergunta de onde obteve essa informação a pessoa que envia a mensagem. As páginas com notícias falsas têm uma estrutura incomum e grotesca, a redação é péssima, quase sempre apresentam erros na ortografia, e são textos sem coerência.

As fake news geram emoções

As notícias falsas buscam despertar nos leitores emoções como surpresa, indignação, rejeição ou temores. A forma exagerada e avassaladora com que as notícias enganosas são apresentadas é um sinal de que foi concebida com o objetivo de alterar o estado anímico das pessoas.

As notícias inventadas fomentam preconceitos

As pessoas que criam notícias ilegítimas ratificam preconceitos ou falsas ideias, por exemplo, “algo oculto do governo”, “certamente não foi um acidente”, “estava procurando algo mais” etc.…

As notícias falsas são publicadas imediatamente

As notícias falsas aparecem imediatamente após um fato notório, criam alarme, surpresa ou medo. A informação verdadeira leva tempo para ser confirmada, o trabalho jornalístico requer um processo para a verificação das fontes e a confirmação de especialistas no tema.

Como verificar os dados?

  1. Indague a fonte, assegure-se de que a informação provenha de fontes oficiais
    2. Use o Google Search, se a notícia é real muitos portais de internet estarão em sintonia com a notícia.
    3. Pergunte ao remetente de onde obteve a informação
    4. Examina a data da publicação, algumas pessoas fazem notícias virais velhas e divulgam informações sem validade.
    5. Verifica os dados numéricos na Internet.
    6. Faça uma pesquisa inversa, baixe a imagem que considera falsa e envie-a para o Google para determinar se outros também a carregaram.

As fake news são notícias manipuladas e adulteradas, difundidas para prejudicar pessoas, organismos e em alguns casos com fins políticos ou de lucro. Evite compartilhar informações sem verificar previamente.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade