Turmas escolares de tempo integral aumentam 50% em Divinópolis

Publicado por: Redação

Através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foram ampliadas de 15 para 23 as turmas de tempo integral, em 10 unidades educacionais no município. Em 2020 são atendidas 470 crianças, de 3 a 5 anos, tendo educação de qualidade, durante todo o dia.

Para oferecimento do serviço e sua ampliação, a Semed, realiza todo um planejamento técnico para sua ativação. “As escolas passam por toda uma estruturação, física e com a compra de materiais específicos, para receber as crianças em tempo integral que tem toda uma rotina planejada e diferenciada. Além disso, são contratados mais profissionais como assistente educacional e estagiários, além dos professores no período da manhã e no período da tarde”, explica a técnica da Dinâmica Escolar, Cássia Silveira Sousa.

Continua depois da publicidade

 De acordo com a técnica do Setor Pedagógico/Educação Infantil, Daniela Freire Menezes Elias, para oferecimento das vagas, a Semed segue critérios pré-definidos para organização da demanda. “Existe o cuidado da continuidade do atendimento às crianças que já estão matriculadas em turmas de tempo Integral do ano anterior e crianças registradas no Cadastramento Escolar. As vagas restantes para completar as turmas são oferecidas as famílias das crianças que já estão matriculadas na unidade escolar considerando a faixa etária do atendimento; caso o número de famílias interessadas seja superior a oferta, a prioridade será das crianças mais velhas” explicou.  

O CMEI Miguel Rodrigues Filho é a unidade escolar que mais turmas e crianças atendidas e a diretora, Edivânia Miranda Pereira, destaca o trabalho realizado. “O trabalho é pautado na aprendizagem, nos cuidados, na aprendizagem lúdica e prazerosa que alia conhecimento a aprendizagem. Oferecemos escolarização, oficinas, banho, repouso, alimentação de qualidade, para os pais trabalharem sabendo que seus filhos estão em um lugar seguro, são bem cuidados e com ensino de qualidade”. O CMEI Miguel Rodrigues, localizado no bairro Lagos dos Mandarins, atende crianças deste bairro e ainda São Caetano, Vila Romana, Icarai 1 e 2, Candidés, Eldorado, dentre outros de várias regiões.

Em oito unidades o tempo integral já começou . Nos CMEIs Oficina da Criança e São Tarcísio as turmas de integral terão início nos próximos dias, assim que for concluído o processo de contração de profissionais.

Desde 2002, as turmas de tempo integral serão oferecidas, na Rede Municipal de Educação, conforme demanda e capacidade física da unidade escolar:

CMEI Anália Nogueira – 1 turma – Total: 23 crianças

CMEI Jesus Pereira da Costa – 1 turma – Total: 21 crianças

CMEI Miguel Rodrigues Filho – 6 turmas – Total: 109 crianças

CMEI Oficina da Criança – 2 turmas – Total: 40 crianças

CMEI Professora Maria D’Alva – 2 turmas – Total: 36 crianças

CMEI Santa Luzia – 2 turmas – Total: 40 crianças

CMEI São Tarcísio – 2 turmas – Total: 45 crianças

E.M. José Carlos Pereira – 3 turmas – Total: 59 crianças  

E.M. Oribes Batista Leite – 2 turmas – Total: 49 crianças

E.M. São Sebastião – 2 turmas – Total: 48 crianças 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade