Vereador propõe projeto de Dia Municipal de Conscientização sobre Fibromialgia

Publicado por: Redação

Está em discussão na câmara de Cláudio um projeto de lei que inclui o Dia  municipal de Conscientização e enfrentamento da Fibromialgia, uma doença que acomete milhões de pessoas, algumas delas sendo claudienses. A proposta é do vereador Tim Maritaca (PSL).

De acordo com o texto do projeto, a fibromialgia é uma síndrome que se manifesta por dores no corpo, e é mais frequente entre mulheres. Sintomas como dores musculares, nos tendões e articulações, cansaço intenso, dores de cabeça, tontura, insônia, dificuldade de concentração, perda de memória, ansiedade, depressão, formigamentos, dormências, frio excessivo e alterações intestinais e urinárias são sintomas da doença.

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com a proposta, a estimativa é que de 5% a 10% da população seja afetada pela doença, que não tem cura. Ela tem o tempo médio de três anos para diagnostico no brasil.

Segundo o vereador, a desinformação é um dos fatores que levam a população a não fazer um tratamento adequado em tempo. “A depressão está presente em 50% dos pacientes com fibromialgia, além da queixa de dores pelo corpo. É necessária a conscientização e apoio do poder público, através dos setores da saúde” afirmou.

 

O dia 12 de maio é reconhecido internacionalmente como o Dia da Fibromialgia, data ainda não reconhecida no Brasil. Segundo o proponente, além de promover informações sobre a doença, criar uma lei que torna o  de maio em Cláudio como data municipal de conscientização da doença proporcionará conhecimento e orientação aos portadores da síndrome. Serão desenvolvidas na data campanhas educativas e de esclarecimento  à população e aos profissionais de saúde.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Laura disse:

    Parabéns. É uma doença triste e enlouquece as pessoas. Não se sabe onde está pontualmente a dor mais forte, sendo que o corpo todo padece.

Continua depois da publicidade