Raul Soares é uma das cidades mais castigadas pela chuva na Zona da Mata Mineira

Publicado por: Redação

O município de Raul Soares, segundo informações da Defesa Civil, é um dos mais afetados pela chuva que caiu nos últimos dias na Zona da Mata de Minas Gerais. É a maior enchente dos quase 100 anos de  história da cidade – Rafael Machado Vieira, coordenador Municipal da Defesa Civil, relatou que além dos 85 milímetros de chuva que caiu sobre a cidade na última sexta-feira (24), fazendo com que o volume dos dois rios que cortam a cidade, Santana e Matipó subissem 5 metros acima do seu nível normal, a enchente foi potencializada  com as fortes chuvas que caíram nas cabeceiras dos rios que ficam localizadas nas cidades de Matipó, Sericita e Abre Campo.

Paulo de Oliveira Junior, chefe de Cultura e Turismo de Raul Soares, que por vezes exerce a função de assessor de imprensa, explicou que diante do caos que se instalou na cidade, o prefeito Vicente Rufino Osório (CDN), decretou estado de Calamidade.

Continua depois da publicidade

A Coordenadoria de Defesa Civil, informou que no momento existem 300 pessoas desalojadas, e cerca de 20 famílias desabrigadas que estão sob a responsabilidade da administração municipal. Rafael disse ainda que a prioridade do Governo no primeiro momento foi retirar as pessoas da zona de risco, levar alimentos e água para elas, e retirar os móveis dos atingidos das vias públicas.

A Vila Barbosa, Bairro Tarza, Vila Parente, Rua Bom Jesus e Rua de Uba foram os locais mais afetados pelas enchentes.

Além dos prejuízos das enchentes, outro grave problema que o município está enfrentando é a falta de água potável, que segundo a Defesa Civil Municipal não existe previsão do reestabelecimento do seu fornecimento. Rafael explicou que existia uma tubulação que era grampeada na ponte que interligava a Rua de Ubá com a Rua Bom Jesus, com a queda da ponte, toda cidade está sem abastecimento proveniente da adutora que fica localizada na Comunidade Rural de Mangueira.

Sem previsão de restabelecimento do fornecimento de água potável no município, a população terminou com o estoque de água mineral da cidade. Segundo a Defesa Civil, serão usados poços artesiano e caminhão pipa.

O Divinews tentou contato com o prefeito da cidade, porém até o fechamento desta matéria não houve retorno.

[foogallery id=”83485″]

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Rosilene disse:

    Vila Esperança tbm foi muito afetada,vamos atualizar essa notícia.

Continua depois da publicidade