Secretaria de Saúde de Divinópolis apresenta Plano de Contingência contra a dengue

Publicado por: Redação

O Secretário Municipal de Saúde, Amarildo de Souza, apresentou, nesta quinta-feira (05), o Plano de Contingência contra a dengue. E uma das ações, em consequência da época natalina, será o carro de som do Papai Noel alertando sobre os perigos da doença. Serão feitas  vistorias em prédios e o fechamento de ruas para realização de varredura dos focos do mosquito nas residências. 

Um termo de cooperação entre a Semusa e as imobiliárias foi assinado para que os funcionários das imobiliárias identifiquem possíveis focos nos imóveis e informem a secretaria.

Continua depois da publicidade

Além de parceria com as imobiliárias, foi proposta também uma parceria com a CDL Divinópolis. Pois na avaliação do secretário, o centro da cidade é a área de maior incidência de focos, e como é uma área extremamente comercial a solução para minimizar os problemas foi incluir a CDL no processo. O secretário quer fazer uma varredura concentrada nos focos de dengue.

Segundo Amarildo será colocado um carro do Papai Noel para chamar a atenção nos locais de maior concentração nessa época de compras, nos shoppings, e praças, e os próprios Papai Noel realizaram a panfletagem e darão a orientações necessárias.

Também serão vistoriados os prédios. A proposta inicial prevê cinco prédios para realizar uma amostragem.

Neste ano foram notificados sete óbitos em decorrência da doença em Divinópolis, três confirmados e um descartado. Os outros continuam em análise.   São 4 mil casos notificados neste ano.

“Desde 2016 que a gente não tinha um índice tão grande de notificação de casos confirmados de dengue. Então, a gente quer fazer essa concentração de ações e chamar mesmo a atenção da população, uma vez que o maior índice de focos está dentro das residências, então a gente precisa ter uma abordagem mais ostensiva”, afirmou o secretário de Saúde

Ainda de acordo com o secretário, se o proprietário estiver resistente a visita dos agentes, o mandato de segurança será acionado. “Na semana que vem a gente já tem dois imóveis que vão ter a vistoria sob mandato de segurança, porque a gente precisa pensar na coletividade”.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Marco Antonio disse:

    O maior problema da dengue é a falta de higiene da população que não limpa a própria sujeira e os proprietários de lotes que preferem pagar a multa irrisória da prefeitura (quando pagam) do que limpar seus imóveis. A prefeitura tem feito a obrigação dela, mas como é mais fácil para o brasileiro reclamar e transferir a responsabilidade para os outros, continuamos a viver em meio ao lixo e a desordem, pela impunidade das leis.

Continua depois da publicidade