Simulado de Incêndio no Hospital São João de Deus acontece nesta terça-feira (05)

Publicado por: Redação

De forma correta, avisando com antecedência, o Complexo de Saúde São João de Deus e o Corpo de Bombeiros realizam nesta terça (05) um simulado de incêndio e retirada de vítima fictícia de um setor de internação – A atividade será realizada pela Brigada de Incêndio do CSSJD em parceria com 12 militares do Corpo de Bombeiros Militar – CBMMG, do 10º Batalhão de Bombeiros de Divinópolis, parceiro da instituição de saúde

A ação faz parte do treinamento de evacuação de áreas, que tem sido realizada ao longo deste ano pelo hospital. Inicialmente foi realizado nos setores administrativos e agora será feito nos setores de internação.

Continua depois da publicidade

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os simulados estão sendo realizados em diversas cidades do Estado a partir deste mês, envolvendo diversos hospitais.

O objetivo do simulado é treinar os brigadistas do complexo, para que os mesmos possam, de forma eficiente e segura, atuar durante uma desocupação do ambiente hospitalar, considerando a estabilização de pacientes e a integridade física de colaboradores e clientes. Até que o Corpo de Bombeiros chegue ao local.

Para garantir que este primeiro treinamento seja efetivo e seguro, não serão retirados os pacientes reais, apenas os colaboradores. Além disso, todos os pacientes, visitantes, acompanhantes e profissionais da instituição já estão cientes da atividade.

O Comando do Décimo Batalhão, avalia que o teste é de extrema importância, pois o envolvimento do Corpo de Bombeiros em simulados como este, possibilita a orientação aos brigadistas a desenvolver de forma correta as atividades do plano de intervenção no CSSJD. O simulado servirá para que o Corpo de Bombeiros faça o levantamento de todas as informações necessárias para aprimoramento dos projetos de prevenção e combate a incêndio do CSSJD.

Para a realização do simulado, foram realizadas ao longo de duas semanas diversas reuniões com o setor responsável do hospital, para o seu planejamento.

A Superintendente Geral do hospital, Elis Regina Guimarães, entende que os trabalhos desenvolvidos pela Segurança do Trabalho – SESMT em parceria com o Corpo de Bombeiros são de suma importância pois oferecem a oportunidade de preparar os colaboradores durante uma intercorrência. “Esses exercícios são essenciais em qualquer instituição, mas principalmente em um hospital, de modo a resguardar o bem mais precioso de cada indivíduo: a vida. Assim, em caso de perigo real, os envolvidos não ficarão perdidos ou atuarão com desespero, pois saberão para onde ir e como agir”, ressalta.

O simulado de incêndio, começará as  8h30min, com previsão de duração entre 10 e 15 minutos.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade