Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) na vanguarda do ensino cria centro de pesquisa científica

Publicado por: Redação

O Complexo de Saúde São João de Deus na vanguarda do ensino e pesquisa busca inovar cada vez mais no tratamento dos seus pacientes e para isso realizou na noite desta segunda-feira (07), a primeira reunião da Comissão Científica (COMIC).  A Pesquisa Clínica, ensaio clínico ou estudo clínico são os termos utilizados para denominar um processo de investigação científica envolvendo seres humanos. 

A comissão tem como objetivo, testar novos medicamentos e combinações, procedimentos de diagnóstico, tratamentos e cirurgias que promovem a qualidade de vida dos pacientes. A equipe da comissão, a partir dos dados coletados, deve definir, implementar e difundir entre a comunidade acadêmica e a sociedade as normas e diretrizes regulamentadoras de pesquisas científicas.

Continua depois da publicidade

O Presidente eleito da Comissão, o Oncologista do CSSJD, Dr. Claudemiro Neto, diz que a implantação da política de pesquisa configura o hospital como pioneiro na região e a experiência em ensaios clínicos elevará o hospital para um novo patamar, sendo agora capaz de colaborar com desenvolvimento de novos medicamentos e técnicas.

Para ele, a pesquisa clínica não representa vantagens apenas para a instituição. “Para os pacientes que participarão das pesquisas são muitas as vantagens! Terão oportunidade de acesso a medicamentos que ainda não estão disponíveis no SUS e a tratamentos ou procedimentos utilizando técnicas inovadoras, ainda em fase de testes. Além disso, as consultas e exames são agendados previamente e os dados são coletados de forma correta e precisa, pois há necessidade de monitoramento criterioso. Tudo isso oferecido de forma gratuita”.

Na instituição, a comissão tem como objetivo incentivar a pesquisa científica, possuindo para tanto função consultiva, deliberativa, normativa e educativa. Tem composição multi e transdisciplinar, constituída por membros representantes do Corpo Clínico, a Gerência de Ensino e Pesquisa, o Centro de Estudos e representantes da Universidade Federal São Joao Del Rei (UFSJ) que exerçam atividades no Complexo.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade