BOMBA: cidade próxima a Divinópolis faz teste de evacuação por plano de emergência do rompimento de barragem de rejeito de ouro

Publicado por: Redação

A Defesa Civil e a mineradora de ouro, Jaguar Mining comunicaram a população da pequena cidade de Conceição do Pará, município que fica a 53 minutos de Divinópolis, que será realizado nesta próxima segunda-feira (29), testes com acionamentos das sirenes do Sistema de Alerta de Emergência instaladas na região da Barragem Turmalina, que acolhe rejeito de ouro  – Ainda segundo os panfletos que foram distribuídos de casa em casa para os moradores, o objetivo é testar os equipamentos e conscientizar os moradores sobre o alerta que será emitido pelas sirenes. Além disso, diz o comunicado que será realizada uma simulação da evacuação do Plano de Emergência da Barragem Turmalina – O simulado tem como intuito orientar as pessoas que estão dentro da Zona de Auto Salvamento, para que saibam como se comportar em caso de emergência, da barragem se romper – As sirenes emitirão uma mensagem de voz, e logo em seguida tocará um som de alerta.

A informação foi de um morador daquela localidade, que esclareceu que a barragem de ouro, é ainda mais tóxica do que as barragens que contém resíduos do processamento de ferro. E teme por que tal barragem de rejeitos da empresa fica em um local bem alto e pode causar sérios danos, diz o morador “talvez no mesmo nível de Brumadinho, embora a barragem é menor, mas é mais toxica”.

Continua depois da publicidade

A Barragem fica localizada na MG-423, no sentido a Pitangui, no quilometro 19, porém no município de Conceição do Pará. Porém, a empresa no site diz ser em Pitangui.

 

Aviso distribuído para os moradores de Conceição do Pará

Entrada da Mineradora Jaguar Mining

Imagens do centro de Conceição do Pará na noite desta quinta-feira (25)

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade