Câmara de Divinópolis tem absurdos 79,8% (131) de cargos comissionados e terceirizados, e só 33 servidores de carreira

Publicado por: Redação

Os vereadores da Câmara Municipal de Divinópolis, especialmente os de oposição ao Executivo, em seus pronunciamentos fazem veemente críticas contra basicamente qualquer ato de gestão do Prefeito e de sua equipe. Mas  principalmente quanto as nomeações de comissionados, sejam ou não servidores de carreira.  Porém, não observam o que acontece no próprio Legislativo, já que a Câmara para o número de apenas 33 servidores concursados, existem 86 comissionados lotados nos 17 gabinetes dos vereadores, além de 18 da administração, somados a 45 funcionários que são terceirizados por uma empresa –  O resumo da ópera é que, existem 131 cargos de livre nomeação política, contra só 33 servidores concursado, correspondendo a 79,8% do geral de 164 – Enquanto na Prefeitura, levando em consideração o total de 5 mil servidores, se os cargos de comissionados estivessem todos preenchidos, ou seja os 220 comissionados, o percentual seria de 4,4% do total.

Matematicamente, se a Câmara fosse seguir a proporcionalidade percentual da Prefeitura, com seus 5 mil servidores, ela (câmara) deveria ter apenas 2 funcionários.

Continua depois da publicidade

Entretanto, se a prefeitura com seus 5 mil servidores, seguisse a mesma proporção da Câmara, com a mesma quantidade de cargo comissionados que possui atualmente, que são 131 cargos para o número de 33 servidores concursados, a prefeitura poderia ter o exorbitante número de 18.975 cargos comissionados.

É preciso salientar também que, o Legislativo navega tranquilamente em um céu de brigadeiro, passando totalmente ao largo da crise que se estabelece em quase todos os municípios. Isso por que, com os duodécimos assegurados constitucionalmente, as Câmaras municipais de todas as cidades, e Divinópolis não é diferente passam incólume a qualquer tipo de dificuldade financeira, diferente do que ocorre com a Prefeitura de Divinópolis, com salários atrasados e pagamentos de fornecedores idem. Enquanto na Câmara todo recebem seus salários religiosamente em dia, além dos gatilhos que foram estabelecidos por lei, mas o chefe do Executivo não consegue cumprir na Prefeitura, por falta de dinheiro, e entre eles está o sagrado duodécimo, que se não for repassado, integralmente gera improbidade administrativa para o prefeito, factível até mesmo de impeachment. Desta forma, com salários assegurado, fica fácil se opor a tudo que o governo faz na tentativa de gerar receita para aplicar na infraestrutura da cidade.

 

O que é duodécimo

Na legislação o duodécimo  é referente à Lei Orçamentária Anual do Legislativo, valor que é calculado de acordo com o valor da receita de arrecadação líquida durante o ano de qualquer município.

O valor é um repasse devido e obrigatório ao poder Legislativo e Judiciário, constando da Constituição Federal, em seu artigo 168, onde está estabelecido que os recursos proporcionais às dotações orçamentárias, que devem ser atribuídos aos órgãos dos poderes Legislativo e Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública, devem ser entregues até o dia 20 de cada mês, divididos em duodécimos.

O repasse é feito pelo chefe do Executivo, o prefeito de cada município, aos poderes que não têm renda própria e que dependem desses valores repassados para fazer o pagamento de funcionários e atender suas necessidades financeiras.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. anonimo disse:

    onde estao os comentarios

  2. Anônimo disse:

    E ninguém vai fazer nada pra acabar com a farra com nosso dinheiro? ???????

  3. jose silva cardoso disse:

    Não se pode chamar isso de cabide de empregos!
    Isso virou foi um guarda roupa triplex (lembra até o sapo canalha bandido barbudo larápio cachaceiro) de empregos, onde ninguém faz porra nenhuma!

  4. O MALA disse:

    Enquanto isso o povo sofre com desemprego, subemprego, empresas inadimplentes outras fechando, vendas em baixa,saúde péssima ,ruas esburacadas ,prefeituras e estado quebrados , olha essa camara ta noutro mundo , mas tudo tem um fim e acredito q o deles vai chegar, e não demora pois a fonte vai secar e em breve.Aguardemos…

  5. anonimo disse:

    uai povao de Divinopolis sera que o ex presidente adair e o atual nao sabiam dessa farra acho que sim e alem desses cabos eleitorais deles eles ainda tem mais indicados na prefeitura acorda divinopolitanos

  6. Igor disse:

    Terceiriza tudo por favor!

  7. angela maria disse:

    enquanto não existir uma lei que possibilite a entrada em serviço público, somente através de eleição ou concurso público, vai continuar este escândalo, esta pouca vergonha.

  8. SILVA disse:

    UMA VERGONHA, ESTE DINHEIRO QUE VAI PRA CAMARÁ

  9. val disse:

    e a farra dos salarios de presidente para funcionarios da camara continua, entrem no portal da transparencia! tem funcionario la que tem abate de teto de 5mil reais, ainda recebe mais de 25 mil reais por mes! é o meu salario do ano! eu que sou um servidor que recebo atrasado e nao tenho gatilho faz tempo! pouca vergonha essa camara!

Continua depois da publicidade