Com proximidade do verão Secretaria de Saúde de Divinópolis lança plano de contingência de combate ao Aedes Aegypt

Publicado por: Redação

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) desenvolveu o plano de contingência com ações de combate ao Aedes aegypti. A ação entregue ao governo do Estado na última semana detalha os trabalhos a serem realizados durante o ano no combate, controle e prevenção ao mosquito Aedes aegypt transmissor da dengue, da febre amarela, da zica vírus e da chikungunya.

De acordo com o supervisor geral de Endemias da Semusa, Francis de Sousa, o plano de contingência apresenta as ações por desenvolver no município e intensifica os trabalhos de prevenção em parceria com a população. “O município se compromete com as ações de combate ao vetor e incentiva a população a ajudar nos trabalhos”.

Continua depois da publicidade

As ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti são permanentes, realizadas durante todo o ano pela Semusa. “O plano de contingência apresenta as ações, concentra-se na não ocorrência de óbitos e é preventivo em caso de notificações”, explicou.

Entre as ações realizadas pela Semusa, estão visitas dos agentes, mutirões de limpeza, palestras e ações educativas pela equipe de educação ambiental e bloqueio da dengue com aplicação de fumacê em locais com casos suspeitos. A Semusa também usa drone para intensificar o trabalho dos agentes e verificar focos. “A Semusa intensifica os trabalhos nos períodos críticos, mas precisamos do apoio da população, a parceria no combate; pois as residências ainda são os locais com maior número de foco”, destacou.

Durante o período de chuva e a chegada do verão, as ações e os esforços são intensificados. “No caso da população, além de cuidados como não deixar água parada e com os reservatórios, é possível apoiar o trabalho dos agentes verificando-se as residências”, destacou o supervisor.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade