Prefeitura de Divinópolis diz que responsabilidade de cancela em passagem de nível, é do Dnit ou concessionária

Publicado por: Redação

A Prefeitura de Divinópolis em consequência do acidente que ocorreu na manhã desta última terça-feira (17), na passagem de nível da FCA na Avenida Amazonas, informou que o local onde foi registrado o sinistro, é sinalizado, obedecendo todas as determinações do Código Nacional de Trânsito. Tal prática se repete em todas as passagens de nível existentes em Divinópolis. Assim, os cruzamentos com linhas férreas caracterizam pontos que exigem a atenção do condutor, conforme artigo 28 do CNT.

Sobre o funcionamento de cancelas nesse tipo de cruzamento, a Prefeitura informa que esta é uma função que vem sendo por ela abolida, a exemplo das demais cidades por onde passa ferrovia. Hoje, Divinópolis é um dos poucos municípios da região Centro-Oeste onde ainda há esse tipo de serviço.

Continua depois da publicidade

A decisão das Prefeituras tem como base o fato de que a determinação legal é de que os municípios sinalizem esses cruzamentos. Em casos específicos de necessidade de cancela, é uma função que deve ser executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT ou pela própria concessionária. No Brasil, hoje, existem aproximadamente 12,3 mil passagens em nível.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade