MEC aprova oferta de residência médica em Neonatologia para HSJD em Divinópolis

Publicado por: Redação

O Hospital São João de Deus neste ano de 2018 passa a contar com um novo programa de residência. Na última quarta-feira, 31 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) procedeu como favorável a implantação do Programa de Residência Médica em Neonatologia.  Com a aprovação do credenciamento provisório, que tem validade de dois anos, estão abertas as inscrições para seleção dos candidatos ao preenchimento de 02 vagas para atuação na especialidade.

As inscrições estarão abertas até dia 08 de fevereiro, quinta-feira, de 8 às 18 horas pela internet no endereço: www.aremg.org.br. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá acessar a página e clicar no link “Processo Seletivo” onde deverá ser criado login e senha, preencher o formulário de inscrição, emitir a guia de pagamento da taxa, no valor de R$160,00, que deverá ser pago até o vencimento especificado. O comprovante de inscrição, bem como o local e sala de realização da prova serão divulgados entre os dias 9 e 16 de fevereiro de 2018, no mesmo site.

Continua depois da publicidade

O Processo Seletivo, que exige ao candidato ter residência em Pediatria, será realizado em duas etapas, sendo a primeira uma prova com 30 questões de múltipla escolha e a última etapa de análise curricular. Outras informações podem ser consultadas no edital disponível também no site www.hsjd.com.br e pelo telefone (37) 3229-7705.

Credenciamento

A Neonatologia é uma especialidade da Pediatria que se ocupa da atenção da criança desde seu nascimento até, no mínimo 28 dias, momento este que deixa de ser considerado recém-nascido e passa a ser lactente.

De acordo com Dr. Júlio Veloso, coordenador da UTI Neopediátrica do HSJD, o processo de credenciamento se deu em três etapas. Na primeira, o setor que deseja se credenciar preenche um formulário de solicitação que será enviado ao Ministério da Educação (MEC). A segunda etapa é uma visita da equipe de credenciamento às instalações do hospital, avaliando a estrutura física, corpo clínico, número de leitos e se há necessidades de se fazer alguma modificação. Feito a análise, a equipe do MEC fornece um parecer favorável ou não e caso seja positivo, o processo segue para uma aprovação em uma plenária do Ministério e se aprovado, a instituição recebe um credenciamento provisório. “O credenciamento provisório tem validade de dois anos e após este período, a Comissão Técnica do MEC retorna para uma avaliação baseada a partir dos resultados obtidos ao longo dos dois primeiros anos e realizam uma conversa com os residentes para que estes façam suas avaliações do programa. A partir dos resultados de ambas as avaliações é que a Comissão Técnica concede o credenciamento definitivo”, explicou o médico.

Programas existentes

Atuam no hospital aproximadamente 30 residentes, distribuídos em nove especialidades médicas: Anestesiologia, Cardiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Nefrologia e Pediatria.

A residência médica possibilita ao profissional uma experiência para realizar os atendimentos de contato assistido junto ao paciente, o que beneficia o residente e a comunidade. Nesse sentido, o Hospital São João de Deus é referência em diversas especialidades e se preocupa com a qualidade de seus serviços, incluindo a capacitação de seus profissionais.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade