Pais reclamam de abusos das escolas particulares em Divinópolis; algumas formam carteis na venda de livros

Publicado por: Redação

Com a publicação da notícia de que o Procon de Divinópolis lançou uma cartilha com alerta contra os abusos cometidos pelas escolas particulares, muitos pais entraram em contato com o Divinews reclamando das exigências que são feitas pelas escolas particulares, e que por medo de retaliação com seus filhos, eles, os pais, jamais denunciaram qualquer instituição de ensino e sugeriram que o órgão fiscalizador deveriam adotar método de fiscalização, mas sem expor a identidade dos denunciantes – Conforme um pai, entre os muitos abusos cometidos um dos principais são os pedidos de folha de papel chamex. Um outro denunciou que os alunos são obrigados a comprar livros nas escolas conveniadas à uma rede de ensino, e com isso é formado um verdadeiro cartel, por que os preços são os mesmos.      

Veja apenas dois exemplos de denúncias contra as instituições particulares.

Continua depois da publicidade

“É um verdadeiro abuso que acontece todos os anos na renovação de matrícula de nossos filhos na rede particular de ensino de forma generalizada. Aumentos de mensalidades acima do permitido pela legislação vigente mais a compra obrigatória do material didático da escola e pedidos de folhas de papel CHAMEX entre outras irregularidades. Realmente muitos pais não fazem DENÚNCIAS com receio de retaliações contra seus filhos. O PROCON e outros órgãos responsáveis pela fiscalização da Educação deveriam adotar algum método de fiscalização sem expor a identidade dos denunciantes”

“Infelizmente os pais de alunos ficam OBRIGADOS a comprar os livros nas Escolas conveniadas com a Rede Pitágoras, formando um verdadeiro cartel. Não há opção para se conseguir melhor preço e descontos, pois todos os conveniados têm sempre os mesmos valores. Deveriam por seus livros em livrarias normais e não em escolas!!! PROTESTO!!!”

 

Imagem ilustrativa

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Daniel Oliveira disse:

    Permitam-me discordar. Também sou pai de aluno da escola citada em comentário acima e entendo que o material didático (livros, apostilas, plataformas digitais, etc) faz parte de uma educação de qualidade. E pra termos escolas boas em nossa cidade (como temos várias), temos que nos adaptar ao modelo proposto. Boas escolas particulares custam caro em qualquer lugar do mundo, mas são um grande valor para as crianças e jovens de Divinópolis.

  2. Mary Perpetua Nunes disse:

    Cada Escola tem sua filosofia de trabalho. Cabe aos pais procurar conhecer o projeto político pedagógico antes de realizar a matrícula. Durante o ano letivo deve procurar a escola e discutir o que não vai de encontro ao apresentado antes da matrícula, pois hoje não podemos nos esconder por medo de retaliação e se existe esta possibilidade, essa instituição não tem diálogo e não está pronta para oferecer nenhum tipo de Educação.

  3. PAI DE ALUNO DO COLÉGIO ROBERTO CARNEIRO disse:

    FALTOU DAR NOME AOS BOIS.O COLÉGIO ROBERTO CARNEIRO É O CAMPEÃO DE IRREGULARIDADES ONDE TODO FINAL DE ANO OS PAIS PASSAM O MAIOR SUFOCO PRA ATENDER ÀS EXIGÊNCIAS ABSURDAS E O AUMENTO ABUSIVO DAS MATRÍCULAS E MATERIAL ESCOLAR SÓ FORNECIDO PELO COLÉGIO LIGADO À REDE PITÁGORAS EM FLAGRANTE DESRESPEITO AO CÓDIGO DO CONSUMIDOR PRA NÃO DIZER DA MORALIDADE ÉTICA TÃO ANUNCIADA NA MÍDIA PELOS ADMINISTRADORES DO ESTABELECIMENTO QUE SÃO OS PRIMEIROS A ULTRAPASSAR OS LIMITES LEGAIS DO ENSINO PARTICULAR NA CIDADE.VÁRIOS PAIS DE ALUNOS COM 2 OU MAIS FILHOS MATRICULADOS NA ESCOLA EM ALGUNS CASOS TIVERAM QUE TRANSFERIR SEUS FILHOS PRA OUTRAS ESCOLAS COM VISÍVEL DANO MORAL E PSICOLÓGICO.TÁ NA HORA DO MINISTÉRIO PÚBLICO E PROCON EXAMINAREM AS PLANILHAS DE CUSTOS DA ESCOLA NÓS ÚLTIMOS ANOS PRA CONFIRMAR AS DENÚNCIAS.

  4. anonimo disse:

    qual a intituicao que nao tem treta neste brasil de DEUS nos acuda

  5. Marcus disse:

    Ideologia de gênero também

  6. Anônimo disse:

    Cartel está por todos os lados em nosso país.

    1. Mary Perpetua Nunes disse:

      Cada Escola tem sua filosofia de trabalho. Cabe aos pais procurar conhecer o projeto político pedagógico antes de realizar a matrícula. Durante o ano letivo deve procurar a escola e discutir o que não vai de encontro ao apresentado antes da matrícula, pois hoje não podemos nos esconder por medo de retaliação e se existe esta possibilidade, essa instituição não tem diálogo e não está pronta para oferecer nenhum tipo de Educação.

Continua depois da publicidade