Juízes poderão ser cassados pelo CNJ; por proposição do deputado Jaime Martins

Publicado por: Redação

Conforme informações da Assessoria de Imprensa do parlamentar, tramita na Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda á Constituição (PEC) 371/2017, de autoria do deputado Jaime Martins (PSD/MG) que tem como objetivo dar ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a competência para decretar a perda do cargo de magistrado em todo o território nacional – Segundo Jaime, a iniciativa retoma uma discussão importante para o país. “Atualmente, o controle disciplinar dos magistrados em todo o País se mostra uma das questões centrais a ser enfrentadas por nossos órgãos governamentais”, argumenta o parlamentar.

A vitaliciedade dos juízes brasileiros é garantida pelo art. 95, I, da Constituição. Conforme este dispositivo, a vitaliciedade, no 1º grau de jurisdição, só é adquirida por um juiz após 2 anos de exercício. Durante esses 2 primeiros anos, o magistrado somente perde o cargo por deliberação do tribunal a que estiver vinculado ou por sentença judicial transitada em julgado. A PEC de Jaime quer mudar isso.

Continua depois da publicidade

Se aprovada, após os 2 anos e adquirida a vitaliciedade, um magistrado poderá perder o cargo também por decisão do Conselho Superior de Justiça.

A PEC 371 também determina que o CNJ poderá:

• Receber e conhecer das reclamações contra membros ou órgãos do Poder Judiciário;
• Receber e conhecer das reclamações contra os serviços auxiliares, serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializados, sem prejuízo da competência disciplinar e correcional dos tribunais;
• Avocar processos disciplinares em curso e determinar a remoção, a disponibilidade, a aposentadoria com subsídios ou proventos proporcionais ao tempo de serviço;
• Aplicar outras sanções administrativas; e
• Decretar a perda do cargo, assegurada sempre ampla defesa

Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

Criado em 31 de dezembro de 2004 e instalado em 14 de junho de 2005, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é uma instituição pública que visa a aperfeiçoar o trabalho do sistema judiciário brasileiro.

Atualmente, os processos administrativos e a aplicação de qualquer penalidade prevista aos magistrados competem ao tribunal a que pertença ou que esteja subordinado o magistrado, quando o fato não configura infração ou ilícita penal, o procedimento é arquivado pelo corregedor ou pelo presidente do tribunal.

Link da matéria: https://goo.gl/PCVa2C

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Carlos Silva disse:

    Bom dia. Essa proposta é para realmente punir juízes e outros, que pautam por corrupção ? Ou é para punir os juízes e outros que punem os corruptos ? Qual a verdade desse projeto ? O Senhor em questão, votou a favor da terceirização, reforma trabalhista, a favor de Temer, …, contra o trabalhador brasileiro e vai votar a favor da reforma da previdência, como foi proposta, ou seja, arrebentando, prejudicando ainda mais o trabalhador honesto brasileiro. em 2018 – FORA ESSES TODOS QUE COMPACTUAM COM A CORRUPÇÃO.

Continua depois da publicidade