Banner
DiviNews Notícias ATENÇÃO ESTUDANTES: Temer acaba com CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS
Seg, 03 de Abril de 2017 12:00 - Atualizado ( Ter, 04 de Abril de 2017 11:19 )

ATENÇÃO ESTUDANTES: Temer acaba com CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

DiviNews
Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), o programa CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS, criado durante o governo de Dilma Rousseff, que pagava bolsas de estudo no exterior para estudantes de baixa renda, foi encerrado por ordens expressas do Presidente Michel Temer. A partir de então o CSF só atenderá cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado – Como o governo de Temer não avalia benefícios sociais e apenas o capital, o MEC diz que após uma avaliação concluiu que o custo era alto demais para manter estudantes fora do país, e que só em 2015 o Brasil gastou R$ 3,7 bilhões de reais, para 35 milhões de bolsistas e fez uma comparação das mais esdruxula, foi o mesmo valor gasto na merenda escolar de 39 milhões de alunos da educação básica – Os educadores lamentam o encerramento do Ciência Sem Fronteiras, que precisava efetivamente de alguns ajustes, mas não de seu encerramento. Um deles aponta a política assassina de Temer, que prefere matar o doente para curar a doença - O QUE ERA O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS:  era um programa que buscava promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa foi fruto do esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. O projeto previa a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.




Imprimir E-mail PDF
Comente esta notícia
Busca RSS
Eduardo  - Apoio ao Romulo   |2017-04-04 07:49:29
Concordo plenamente com o Romulo. Turismo internacional bancado com o nosso suado dinheiro.
Erik  - o governo acertou   |2017-04-04 02:04:51
Parabéns para o governo que decidiu acabar com o programa Ciência sem Fronteiras, que consumia mais de R$ 3 bilhões ano ano com eficácia duvidosa. Enquanto isso, a educação BÁSICA brasileira segue precária. O governo acertou.
Marcelo  - É mas....   |2017-04-03 20:45:53
Fiz Ciências sem fronteiras e passagens não era barato. E minha família todinha foi viu fiote. E os brasileiros pagando otário. Anónimo COVARDÃO.saiba dissooo.
Eu mesmo   |2017-04-03 18:07:47
E daí? Pelo menos agora não precisa bater panela, estão todas muito cheia, até entornando... Só que não!
anonimo  - fora temer só que vai cair na mão PSDB   |2017-04-03 13:22:07
ai gente esse tal de temer f........todas as classes, empregados, alunos, professores, previdencia, aposentadoria.
Romulo  - Quanta asneira   |2017-04-03 09:45:44
"Como o governo de Temer não avalia benefícios sociais e apenas o capital...". É inacreditável ler uma coisa destas. Ainda tem gente que defende um programa absurdo como este, onde centenas de alunos de graduação fizeram turismo internacional às custas dos contribuintes. Quem estiver com dó deve patrocinar do seu bolso estas viagens que nada trazem de retorno ao país. Simples assim.
Anônimo   |2017-04-03 11:14:56
Asneira é a sua vida, Rômulo.

O programa capacita estudantes com os estudos e tecnologias mais modernos lá fora, para que nossas universidades e empresas concorram de igual para igual - ou pelo menos sem uma lacuna tão grande.
Joao   |2017-04-04 05:04:49
è muita ignorância desse tal de Romulo, maioria dos países desenvolvidos tem programa similares ao Ciencia sem fronteria!! é o tal de achar que tudo que e feito aqui e pior do que la fora!! por isso aqui e uma bosta de pais, quando se investe em educação vem uns ze desses!! reclamar!!
Escrever um comentário
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título: