Banner
DiviNews Entretenimento Música Belo Horizonte sedia este ano a 3ª edição da Feira Música Brasil
Sex, 03 de Dezembro de 2010 10:44 - Atualizado ( Sex, 03 de Dezembro de 2010 10:50 )

Belo Horizonte sedia este ano a 3ª edição da Feira Música Brasil

Entre os dias 8 e 12 de dezembro, a cidade de Belo Horizonte (MG) sediará a terceira edição da Feira Música Brasil (FMB), uma iniciativa do Ministério da Cultura, realizada pela Funarte com a parceria da Rede Música Brasil. Serão cinco dias de programação gratuita, com mais de 30 shows de artistas brasileiros, palestras, painéis de debate, oficinas de capacitação, mostra audiovisual e encontros de negócios, entre artistas, associações e profissionais do mercado nacional e internacional de música.

Com o objetivo de abranger todos os ritmos e estilos nacionais, bem como todos os ramos do mercado musical - independente de tamanho -, a FMB abre discussões e aponta os caminhos desse setor para o ano seguinte. “Estima-se que a economia da Cultura movimente cerca de 6% do PIB e sabemos que boa parte provém da música. Com estrutura e organização, o segmento pode dar conta dos novos modelos de negócios que surgiram com a era digital”, explica o diretor executivo da feira, Carlos “KK” Mamoni Júnior.

A FMB também é um espaço de encontro dos profissionais da música para a discussão dos temas específicos do setor. “O espírito é juntar, agregar e possibilitar que a diversidade do nosso setor musical possa sentar numa mesa, ou em várias, para procurar caminhos para o futuro da música brasileira. Isso envolve fazer negócios e discutir política. Ou o contrário, fazer política e discutir negócios”, sinaliza o diretor do Centro de Música (CEMUS), da Funarte, Thiago Cury.

A última edição da FMB aconteceu em dezembro de 2009, em Recife (PE), e recebeu um público estimado de 400 mil pessoas, em 35 shows, durante cinco dias de evento. O Circuito
Off Feira, realizado em bares nos arredores da capital pernambucana, atraiu mais de 100 mil pessoas, em 79 shows. A área de experimentação da FMB contou com cerca de 10 mil visitantes e mais de 320 empresas participaram dos Encontros de Negócios, que geraram mais de 11.520 negociações, aferida pelo IBOPE – estima-se que o volume de negócios gerados tenha atingido os 50 milhões de Reais. A FMB 2009 também apresentou 45 painéis, com convidados do mercado da música mundial, e contou com a participação de 3 mil ouvintes. Mais de 2 milhões de pessoas ouviram as transmissões da FMB pelas rádios públicas em todo o País.

A FMB 2010 conta com os apoios da Prefeitura de Belo Horizonte e do Governo de Minas Gerais para a sua realização. Como contrapartida por onde passa, a FMB oferta a promoção de profissionais da região e os incorpora em sua equipe, assim como os diversos serviços necessários para a realização do evento.

Sobre a FMB

A FMB é uma iniciativa do Ministério da Cultura, realizada pelo Centro de Música da Funarte (CEMUS) com a parceria do Conselho Rede Música Brasil, formado por 15 associações nacionais que representam os diferentes elos da cadeia criativa e produtiva da música. Idealizada em 2006 e realizada, pela primeira vez, em fevereiro de 2007, na cidade do Recife (PE), a FMB foi o primeiro evento realizado pelo Programa de Desenvolvimento da Economia da Cultura (Prodec), com o objetivo de impulsionar a economia da cultura no País, aprovado dentro do Plano Plurianual, do Governo Federal.

Em 2009, a FMB concretizou-se como referência dentro do calendário musical nacional, agregando toda a cadeia produtiva do setor e a diversidade criativa da música brasileira. Realizada de 9 a 13 de dezembro, também em Recife, a FMB apresentou artistas como Kassin, André Abujamra, Mundo Livre S/A e Wilson das Neves, selecionados por meio de um edital, que dividiram os palcos com nomes renomados como Sepultura, Paralamas do Sucesso, Pitty e Arnaldo Antunes. Nos Painéis de Debates, o palestrante Gerd Leonhard, futurista midiático, foi um dos destaques da última edição do evento, onde apresentou um panorama geral do mercado digital no mundo.

O Conselho Rede Música Brasil é formado, atualmente, pelas seguintes associações: Academia Brasileira de Música (ABM), Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Associação Brasileira de Empresários de Artistas (ABEART), Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN), Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD), Associação das Rádios Públicas (ARPUB), Brasil Música & Artes (BM&A), Casas Associadas, Central Única das Favelas (CUFA), Circuito Fora do Eixo (CFE), Federação das Cooperativas de Música do Brasil (FCMB), Federação Nacional dos Músicos Profissionais do Brasil (Fenamusi), Fórum Nacional da Música (FNM), Música Para Baixar (MPB) e União Brasileira das Editoras Musicais (UBEM).

Release:In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
Foto:Divulgação


Imprimir E-mail PDF
Comente esta notícia
Busca RSS
Escrever um comentário
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
 

Buscar matérias no Divinews

SHOW DE PREMIO E OFERTAS ABC - 10 CARROS e uma CASA

You must have the Adobe Flash Player installed to view this player.