Banner
DiviNews Cidade Outras notícias Edsom Sousa (PMDB) sinaliza com transparência querer acabar com interferência do Executivo na eleição da Mesa Diretora do Legislativo
Sex, 06 de Janeiro de 2017 08:29 - Atualizado ( Sex, 06 de Janeiro de 2017 19:24 )

Edsom Sousa (PMDB) sinaliza com transparência querer acabar com interferência do Executivo na eleição da Mesa Diretora do Legislativo

DiviNews
O vereador Edsom Sousa, que após quatro anos ausente do plenário da Câmara de Divinópolis, ao ser reeleito em outubro junto com onze vereadores novatos, tornou-se naturalmente um líder e nome de consenso entre todos os vereadores. E nos momentos de maior tensão na composição da Mesa Diretora, ele despontava como quem poderia unir os dois grupos, e não ter divisões como acabou ocorrendo. Contudo, porém, todavia, o nome ungido. Desta vez abertamente com o apoio do chefe do Executivo, Galileu Machado, foi o nome do histórico peemedebista Adair Otaviano, que há anos acalentava esse sonho, e em diversas oportunidades no passado, foi tirado do páreo por jogadas espúrias que fazem parte da política. Dentro desse contexto de armações e traições. O vereador Edson Sousa, logo no primeiro dia da abertura da atual legislatura da Câmara, protocolou um requerimento, já que a matéria não pode ser de iniciativa de vereadores e sim da Mesa Diretora, em que ele pede que o processo de escolha seja alterado sendo mais transparente para os eleitores. Para que todas as vezes que tiver que ser escolhida uma Mesa Diretora, o processo que é intrínseco da política, contudo nada republicano, pois torna-se um grande balcão de negócios, do toma lá, dá cá. E Isso ocorre com todos os ente, nas Assembleias Legislativas de todo os pais, na Câmara Federal e no Senado. Isso se dá em consequência do nosso sistema presidencialista que, se o governante não tiver maioria nos Legislativos, ele não consegue fazer o governo andar, quase tudo que ele quiser fazer é barrado ou boicotado, tem que sentar e negociar caso a caso em um verdadeiro balcão de negócios. E cria-se uma dependência visceral entre os poderes. Por essa razão os prefeitos, governadores e presidentes da República interferem indiretamente, e as vezes diretamente nas escolhas dos presidentes – Voltando ao projeto do vereador Edsom Sousa. Ele propõe que: “Dentre todos os vereadores eleitos, no primeiro ano da Legislatura, a Mesa Diretora se formaria da seguinte maneira: o Presidente seria o vereador mais votado no pleito eleitoral, o Vice-Presidente seria o 3º vereador mais votado no pleito eleitoral, o 1º Secretário seria o 5º vereador mais votado no pleito eleitoral e o 2º Secretário seria o 7º vereador mais votado. Como o mandato da Mesa Diretora é de dois anos, no terceiro ano da Legislatura, a Mesa Diretora se formaria da seguinte maneira: o Presidente seria o 2º vereador mais votado no pleito eleitoral, o Vice-Presidente seria o 4º vereador mais votado no pleito eleitoral, o 1º Secretário seria o 6º vereador mais votado no pleito eleitoral e o 2º Secretário seria o 8º vereador mais votado” – A partir de então, a Mesa Diretora precisa examinar o seu requerimento, para criar ou não um Projeto de Lei para modificar o Regimento Interno da Câmara. Mas que, segundo opinião de muitos cidadãos e mesmo alguns vereadores, seria interessante acabar com essa "pouca vergonha de traição em troca de cargo", Ah! Isso seria.

 
Imprimir E-mail PDF
Comente esta notícia
Busca RSS
uai   |2017-01-07 07:40:30
uai esse edson e o delano tao quietinho na moita so ai vem trovoada so
helena sousa   |2017-01-06 20:25:12
qual o seu problema com o Edson sr. FERNANDO Genesio, se o critica tanto marque um horario com ele e vera que ele e um homem digno de valores morais que a sociedade desconhece
helena sousa  - voto em branco nao e democracia   |2017-01-06 20:22:47
toda vez que alguem tenta fazer algo transparente , existe os eleitores que se recusam a votar decentemente e voltam em branco. democracia e involvement de todo cidadao na politica. nao esperem mudancas em criticar.que imvolve.
crise economica   |2017-01-06 15:52:45
Comece também com os salários altos dos assessores e servidores do legislativo
Anônimo   |2017-01-06 13:17:31
JÁ QUE O VEREADOR QUER MORALIZAR QUE COMECE PELO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA CÂMARA! UM DESRESPEITO COM A SOCIEDADE QUE PAGA SALÁRIOS ALTOS PRA FUNCIONÁRIO TRABALHAR 6 HORAS. COMECE POR AI EDSON!!
Anônimo   |2017-01-06 11:25:24
Eu gostaria de mencionar que meu comentário não tem nada a ver com a matéria, mas sempre pensei nisso e chegou a hora de desabafar. Fico aqui pensando com meus botões: O Zé Alonso, sempre foi rico, empresário bonado, dizem que ele quebrou, agora arrumou bocada na prefeitura, como pode o cara ter dinheiro e não ter coragem de fazer uma plástica naquele nariz horroroso? Já que ele arrumou bocada na prefeitura o Galileu podia arrumar uma plástica pra ele de 0800 nem que seja pelo Sus.
JUSTUS VERRISSIMUS  - ESSES POLITICOS   |2017-01-06 10:12:23
ESSES POLITICOS SÃO QUE NEM FRAUDA GERIATRICA SEMPRE TEM QUE SER TROCADOS. ESSE GALILEU TAMBEM É O REI DO NEPOTISMO. HERANÇA MALDITA.

ACHO QUE A ULTIMA PONTE QUE ELE VAI FAZER SERÁ PONTE DE SAFENA.

NÃO VOTO MAIS EM NINGUEM ENQUANTO TIVER VOTO OBRIGATÓRIO. NINGUEM MAIS ME OBRIGA A VOTAR VOU JUSTIFICAR. POLITICOS BANANAS PARA VOCÊS.
Anônimo   |2017-01-06 10:06:22
Parabéns Edson de Souza. O método é bastante interessante. Desta forma não haveria qualquer participação por parte do Executivo, e irá prevalecer a vontade dos eleitores.
Servidor   |2017-01-06 08:58:56
Entra prefeito sai prefeito a safadeza é a mesma.
servidor   |2017-01-06 08:30:50
Aprovado parabens
anonimos  - o povo nao é doido, não nos trate assim   |2017-01-06 07:58:39
Nos divinopolitanos te respeitamos, e é por isso peço verificar licitaçãõ semaforiça que envolve milhoes. Porque esta muito suspeita ate mesmo pelo o secretario ser transferido e correr uma licitacao urgente e milionaria?
fernando genésio   |2017-01-06 08:47:59
NÓS VÍRGULA, ESSE CARA NÃO MERECE O MEU RESPEITO. PESQUISE A HISTÓRIA POLÍTICA DELE A FUNDO ! VAI VER QUE É IGUALZINHO OU PIOR QUE OS OUTROS. QUER FAZER ELOGIOS, OS FAÇA NO SINGULAR, PORQUE NO PLURAL EU NÃO ACEITO.
Escrever um comentário
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título: