Equipe do MP acompanha atividade de projeto de pesquisa no Rio Pará com objetivo de controle dos aguapés da Usina do Gafanhoto

Publicado por: Redação

O Projeto Gafanhoto é uma iniciativa da Cemig que propõe a utilização de novas tecnologias para o controle das plantas aquáticas no reservatório da PCH Gafanhoto, em Divinópolis (MG). No Brasil, a proliferação excessiva dessas plantas aquáticas em consequência do aporte exagerado de matéria orgânica nos reservatórios vem causando inúmeros prejuízos à geração de energia, apesar do conhecimento sobre o papel fundamental que essas plantas desempenham no ambiente aquático, como por exemplo, o fato de serem filtradoras e despoluidoras da água.

Nesse sentido, dando continuidade às ações do projeto, no período de 18 a 22 de março foi realizada a segunda campanha de campo, em que foi efetuada a coleta de material no reservatório da PCH Gafanhoto e imediações. Foram coletadas amostras de água e sedimentos, com o objetivo de analisar seus aspectos físicos químicos, presença de metais e pesticidas, bem como para avaliação das comunidades aquáticas presentes no reservatório Gafanhoto e trecho do rio Pará.

Continua depois da publicidade

O trabalho também contou com a presença da equipe de assessoria do Ministério Público. Nessa oportunidade foram esclarecidos aos técnicos presentes os procedimentos de amostragem e os objetivos do projeto.

O conhecimento sobre a ecologia dessas plantas fornecerá subsídios para auxiliar no seu controle, colaborando para o gerenciamento ambiental e redução dos impactos no setor energético e social.

 

 

Eliana Figueiredo da Silva

[email protected]  I    31 9.8787 4213

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. anonimo disse:

    o povo nao acredita mais

Continua depois da publicidade