Equipe do MP acompanha atividade de projeto de pesquisa no Rio Pará com objetivo de controle dos aguapés da Usina do Gafanhoto


O Projeto Gafanhoto é uma iniciativa da Cemig que propõe a utilização de novas tecnologias para o controle das plantas aquáticas no reservatório da PCH Gafanhoto, em Divinópolis (MG). No Brasil, a proliferação excessiva dessas plantas aquáticas em consequência do aporte exagerado de matéria orgânica nos reservatórios vem causando inúmeros prejuízos à geração de energia, apesar do conhecimento sobre o papel fundamental que essas plantas desempenham no ambiente aquático, como por exemplo, o fato de serem filtradoras e despoluidoras da água.

Nesse sentido, dando continuidade às ações do projeto, no período de 18 a 22 de março foi realizada a segunda campanha de campo, em que foi efetuada a coleta de material no reservatório da PCH Gafanhoto e imediações. Foram coletadas amostras de água e sedimentos, com o objetivo de analisar seus aspectos físicos químicos, presença de metais e pesticidas, bem como para avaliação das comunidades aquáticas presentes no reservatório Gafanhoto e trecho do rio Pará.

O trabalho também contou com a presença da equipe de assessoria do Ministério Público. Nessa oportunidade foram esclarecidos aos técnicos presentes os procedimentos de amostragem e os objetivos do projeto.

O conhecimento sobre a ecologia dessas plantas fornecerá subsídios para auxiliar no seu controle, colaborando para o gerenciamento ambiental e redução dos impactos no setor energético e social.

 

 

Eliana Figueiredo da Silva

el.figueiredo@hotmail.com  I    31 9.8787 4213

 

Um comentário em “Equipe do MP acompanha atividade de projeto de pesquisa no Rio Pará com objetivo de controle dos aguapés da Usina do Gafanhoto

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

COMENTÁRIO SEM IDENTIFICAÇÃO DO FACEBOOK