CSSJD homenageia Gilmar de Assis e Nalton Moreira, artífices da recuperação do HSJD, com a eficiente gestão de Elis Regina

Publicado por: Redação

Na tarde desta sexta-feira (28), o Complexo de Saúde São João de Deus, através da superintendente Elis Regina Guimarães, prestou uma das mais justas homenagens da história da saúde em Divinópolis, entregando a Comenda Hospital São João de Deus, para o ex-Promotor de Justiça do Ministério Público de Minas (MPMG), Gilmar de Assis e ao ex-secretário de Estado de Saúde, Nalton Sebastião Moreira Cruz, que foram os responsáveis pelo soerguimento do hospital,  ao interferirem diretamente na gestão da unidade hospitalar que se encontrava em total estado falimentar,  através do próprio Estado de Minas Gerais e do CAO-SAÚDE (Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa e Saúde), conseguiram tirar o hospital do CTI, e atualmente caminha a pleno vapor, com várias ações sendo realizadas através de um competente grupo de profissionais interventores e a perfeita administração da superintendente Elis Regina, por eles contrada. 

A superintendente do CSSJ, em seu discurso fez um breve relato das crises que o hospital passou, desde sua inauguração em 1º de junho de 1968. E, logo em 1974 aconteceu o primeiro problema financeiro, mas que foi logo sanado.

Continua depois da publicidade

Porém, a  maior crise começou em 2013 ocasião que os promotores do Ministério Público instalado em Divinópolis, através das Promotorias de Fundações e de Saúde, instauraram a intervenção administrativa consensual, e para gerir o hospital contrataram a Dictum empresa que administrou o hospital por três anos, porém sem resultados efetivos, a situação só piorou, chegando ao ponto em que as duas Promotorias pensassem em fechar o hospital, deixando 1 milhão e 300 mil pessoas de 54 municípios desassistidas, além de provocar o desemprego de aproximadamente 1.500 pessoas, que não conseguiriam receber seus acertos trabalhistas,  e suas consequências para a economia do município seriam catastróficas.

O então promotor Gilmar de Assis que presidia o Centro de Apoio Operacional – CAO Saúde, instigou o Ministério Público a acolher a responsabilidade e tomar uma iniciativa mais efetiva em prol do hospital, com isso foi definido em uma reunião que ocorreu em 2016, um novo TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, nomeando uma Comissão Interventora, com a segurança jurídica concedida pelo promotor Gilmar de Assis.

Ao mesmo tempo, esclarece Elis Regina, “Com toda sua sensibilidade e amparo e percebendo o vazio assistencial presente na Região Centro-Oeste, o secretário de Saúde, Dr. Nalton Sebastião Moreira da Cruz, apoiou financeiramente o hospital. Já que havia uma resolução aprovam em 2015, mas que devido a insegurança e instabilidade da instituição, a verba não era liberada. Mas, com a nova intervenção Dr. Nalton aposto na recuperação e liberou a verba, por acreditar na nova gestão, agora profissionalizada”.

A superintendente do CSSJD encerra afirmando que a atuação dos dois profissionais naquele momento foi imprescindível para que o Hospital São João de Deus se tornasse o que é atualmente.

O promotor Gilmar de Assis afirmou que se sente feliz em ter sido um dos fomentadores pelo o bom momento que o hospital atualmente atravessa, por que é um hospital estratégico, não só para a saúde da cidade e da região, mas para todo Estado. Comparou a excelente atuação da superintendente Elis Regina frente à gestão do hospital, à parábola bíblica dos talentos, em que ela como boa serva, segundo Mt 25: 14-30, tem investido bem os recursos que caem em suas mãos para administrar.

O ex-secretário de Saúde, Nalton falou sobre o estado falimentar que o hospital se encontrava. E sem nenhuma credibilidade, por que segundo ele, na administração anterior a de Elis, o Estado chegou a colocar R$ 3 milhões, que em pouco tempo desapareceram, “era um buraco sem fim”. Por fim, a Secretaria de Saúde, através dele, resolveram chamar o CAO-SAUDE para trabalharem juntos no projeto de soerguimento do hospital. E finalizou dizendo que a atual do promotor Gilmar de Assis foi essencial na recuperação do hospital. E se sente feliz em ver o que está acontecendo atualmente no hospital com o trabalho da Elis Regina.

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade