Galileu convoca superintendente da Copasa em Divinópolis para pedir explicações sobre atraso das obras da ETE

Publicado por: Redação

Conforme informações da Diretoria de Comunicação da Prefeitura, através de release enviado para os meios de comunicação, o prefeito de Divinópolis, Galileu Teixeira Machado, convocou o Superintendente de Operação Centro e Oeste da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), João Martins de Resende Neto, para uma reunião em seu Gabinete no Centro Administrativo. O encontro foi realizado, nesta manhã de quarta-feira (27/02), com a presença do Secretário Municipal de Fiscalização de Obras Públicas e Planejamento Júlio Campolina, do Procurador-Geral do Município Wendel Santos e do Procurador-Geral Adjunto Bruno Torres.

O objetivo da administração foi de avaliar os motivos para os atrasos na inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pará e os transtornos ocasionados pelas obras realizadas pela Copasa no perímetro urbano, com ênfase para as da Rua Pitangui.

Continua depois da publicidade

João Martins sinalizou que os atrasos na conclusão da ETE tiveram como motivo principal uma falha na logística de entrega de materiais imprescindíveis para essa obra, principalmente dos canos importados da República Popular da China, que farão a ligação da elevatória final da rede com a ETE, que só chegaram em 28 de dezembro. Explicou que a empresa fornecedora foi objeto de procedimento administrativo por parte do Estado, com vistas à aplicação de sanções legais por causa do descumprimento dessa obrigação contratual.

O superintendente informou na reunião que os testes do sistema de tratamento de esgoto serão iniciados e finalizados em março, sendo que o funcionamento da ETE será em seguida, caso os testes sejam positivos, proporcionando um gradativo aumento do tratamento dos resíduos.
O representante da Copasa atribuiu os transtornos na Rua Pitangui a uma sequência incomum de contratempos, causados pela concentração no trecho de água proveniente de manancial, grande quantidade de areia e a existência de rocha numa extensão considerável. Prometeu a intensificação dos trabalhos na região.

João Martins informou, ainda, que na sexta-feira passada (22/02) a Copasa se reuniu com representantes da empresa Artec, responsável pelas obras da rede de esgoto, com vistas a estabelecer um cronograma para a realização da recomposição das vias danificadas nos trechos urbanos que estão passando por intervenção.

Quanto às obras da Copasa no Bairro Copacabana, o Superintendente apresentou novo Plano de Trabalho com vistas à imediata renovação do programa de reembolso dos gastos suportados pelo Município de Divinópolis.

Ao final, o prefeito determinou o repasse de informações à Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos (Semsur), a fim de que sejam averiguados os dados técnicos mencionados pela Copasa e a procedência ou não das justificativas por ela apresentadas na reunião.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Márcio disse:

    E o teste foi feito? A ETE já está funcionando? Qual andamento da obra?

  2. Anônimo disse:

    Amigo essa COPASA serve sim, somente pra ganhar muito dinheiro todos os meses, olha o faturamento de MILHÕES DE REAIS POR MÊS, pois estamos pagando quase 95% de aumento depois que esse maldito contrato foi assinado pelo ex prefeito e uns vereadores que tão ai agora, não é KABOJA,

  3. Antônio disse:

    Gente os Presidentes da República criaram a tal de ARSAE, é para ser cabide de emprego, essa agência fiscalizadora só protegem essa COPASA e seus muitos Acionistas que faturam milhões por ano, nas contas de serviços mal prestado, com água muitas vezes que vem sem tratamento com barros e sujeiras.

    Vamos brigas contra essa COPASA e ARSAE, não servem para nada.
    Arsae-MG…………www.arsae.mg.gov.br
    Copasa…………….www.copasa.com.br

    CADÊ o Ministério Público de Divinópolis que não faz nada contra COPASA.
    Portal do MPMG………….www.mpmg.mp.br/

  4. Anônimo disse:

    Cadê os vereadores para participarem dessa reunião, pois são os fiscais do POVO que os elegeram, mais também sabemos que esse Prefeito Galileu não chamam os vereadores porque isso não vai dar em nada, o POVO que só se ferra, ele nem falou da falta de água diariamente na cidade, pois essa COPASA não dá conta de abastecer a cidade mais não, assim corta a distribuição em dezenas de bairros para atender outros bairros e muitos desses bairros de ricos, prédios luxuosos centro e mansões lá nos condomínios de milionários, será que falta água na casa desse Superintendente.

    Vereador César Tarzan para de reclamar na Tribuna e age e convoca urgentemente esse Sr. Superintendente da COPASA amanhã pra Câmara dar explicações pois meu bairro 4 dias da semana fica sem água.

Continua depois da publicidade