Por deliberação em Assembleia, Sintram ajuíza mandado de segurança para garantir pagamento do 13º salário em Divinópolis

Publicado por: Redação

Segundo informações do Assessoria de Imprensa da entidade sindical, o departamento jurídico do Sintram, em atendimento à deliberação da assembleia dos servidores públicos municipais de Divinópolis realizada no início de fevereiro, ajuizou, ontem (19), Mandado de Segurança Coletivo com objetivo de pedir o bloqueio das verbas da Prefeitura de Divinópolis para quitação da folha de pagamento do 13º salário de 2018.  O processo já está tramitando na Vara de Fazendas Públicas, com o nº5001027-42.2019.8.13.0223 (Processo Judicial Eletrônico –PJe).

 De acordo com o advogado, responsável pela ação, José Maria Marques, o sindicato está pleiteando o pedido liminar com fundamento no atraso de mais de 50 dias e também na ausência de medida de economia efetiva, por parte do chefe do Executivo, para a devida quitação do pagamento.  “A cada dia que passa, o chefe do Executivo vem nomeando novos comissionados, o que não contribui para arrecadar o dinheiro para pagar os servidores. Diante dessa ausência de medidas efetivas, é cabível o pedido liminar de bloqueio do valor da folha de pagamento, com a finalidade exclusiva de garantir o pagamento do 13º salário de 2018”, explicou o advogado.

Continua depois da publicidade

 A presidente do Sintram, Luciana Santos, destacou que espera que a Justiça acolha o pedido do sindicato, já que muitos servidores estão sofrendo com essa situação, com compromissos financeiros atrasados e arcando com juros. “O trabalhador cumpriu com todas suas obrigações durante o ano e quando vai receber o 13º salário, que é um direito constitucional, isso não é cumprido. Esperamos que a Justiça atenda o pleito da nossa categoria, receber em dia é direito de todo trabalhador. Se a Prefeitura está com dificuldades para pagamento é hora de colocar em prática medidas efetivas de economia e não temos visto isso durante toda essa crise. Se isso não for corrigido, teremos problema durante todo o ano”, disse Luciana.

 Previsão

 Apesar da cobrança da diretoria do Sintram, até a presente data, o sindicato não recebeu nenhuma confirmação oficial da Prefeitura de Divinópolis a respeito da quitação do 13º salário. O último ofício enviado ao sindicato, em resposta a cobrança da diretoria, foi em 07 de fevereiro, assinado pela secretária de Fazenda, Suzana Xavier. No documento, Suzana alegou que a administração não tem como fazer uma previsão para o pagamento do 13º salário, visto que o Governo de Minas continua retendo as verbas destinadas aos municípios, e que tais recursos são fundamentais para elaboração do fluxo de pagamento.

 Luta sindical

 A presidente do Sintram ressaltou que a diretoria tem cumprido com a celeridade possível todas as determinações traçadas em assembleia e pede que a categoria continue unida para outras ações que se fizerem necessárias. “Com a realização do Ato de Protesto, que realizamos no último dia 13 para cobrar o pagamento do 13º salário e pedir o enxugamento da máquina pública, e o agora com o ajuizamento do Mandado de Segurança fechamos as deliberações da assembleia, mas é importante destacar aos colegas que não iremos parar por aí, e pedimos a união de todos, atendendo as convocações do Sintram, no sentido de garantir nossos direitos”, finalizou.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. leonardo disse:

    o sintram cumpriu o que foi determinado em assembleia .

  2. anonimo disse:

    nao da em NADA

    1. leonardo disse:

      o sintram cumpriu o que foi determinado em assembleia .

Continua depois da publicidade