Cleitinho Azevedo (PPS) é base do Governador Romeu Zema; No bloco dos partidos PSDB, PPS, PP, PSC, Avante, PSB, SD e PHS

Publicado por: Redação

Com a definição dos blocos parlamentares que atuarão na ALMG, os partidos formaram quatro grupos, sendo um de apoio e outro de oposição ao Executivo, além de dois blocos independentes – Quatro blocos parlamentares vão atuar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) neste primeiro ano da 19ª Legislatura. A comunicação foi lida nesta última quarta-feira (06) durante Reunião Ordinária do Plenário.

A divisão vai influenciar as negociações e votações de projetos e, sobretudo, a composição das comissões permanentes da Casa, processo que deve ser concluído nos próximos dias.

Continua depois da publicidade

Base – O Novo, partido do governador Romeu Zema, se junta ao PSDB, PPS, PP, PSC, Avante, PSB, SD e PHS para formar a base governista. O bloco, denominado “Sou Minas Gerais”, será liderado pelo deputado Gustavo Valadares (PSDB) e terá 21 parlamentares.

A oposição, liderada pelo PT, terá também os partidos PR, Rede, Psol, Pros e PCdoB. O bloco, ainda sem denominação, terá o número mínimo previsto no Regimento Interno, que são 16 deputados. A liderança ainda não foi indicada. Isso deverá ser feito no prazo de cinco dias.

Foram constituídos, ainda, dois blocos intermediários, que congregam os parlamentares autodenominados independentes. O primeiro reúne MDB, PV, PRB, PDT, Pode e DC. Ainda sem nome e sem líder definido, esse bloco terá 20 deputados.

O segundo bloco, chamado “Liberdade e Progresso”, será liderado pelo deputado Cássio Soares (PSD). Além desse partido, integram o grupo PSL, PTB, Patri, PRP e DEM, com um total também de 20 deputados.

Comissões – Definidos os blocos, os deputados podem finalizar as negociações em torno da composição e da presidência das comissões. O Regimento Interno da ALMG assegura a representação proporcional, tanto quanto possível, das bancadas ou blocos parlamentares nessa composição.

A Assembleia tem, atualmente, 22 comissões permanentes. Cada uma delas têm cinco membros efetivos e cinco suplentes, com exceção das Comissões de Constituição e Justiça, de Administração Pública e de Fiscalização Financeira e Orçamentária, formadas por sete efetivos e sete suplentes.

Veja, abaixo, a composição dos blocos e o número de deputados em cada partido.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. anonimo disse:

    esse pessoal nao temen a DEUS eles so amam o dinheiro e o poder politico TO FORA

Continua depois da publicidade