Galileu Machado tem encontro com Governador Romeu Zema para discutir repasses do município

Publicado por: Redação

O prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, e outros novos prefeitos das cidades-polo de Minas Gerais, se reuniram com o governador Romeu Zema, no final da tarde dessa segunda-feira, (17). A reunião foi mediada pela Frente Mineira dos Prefeitos – No encontro, de acordo com Galileu Machado, ficou definido que os prefeitos não pediriam ao governador Zema nenhum dinheiro do Estado, mas que apenas este repassaria, a partir de janeiro, o dinheiro que é dos municípios. Atualmente, a dívida do Estado com Divinópolis é de aproximadamente R$ 100 milhões.

Acompanharam o governador Zema na reunião com os prefeitos o vice-governador eleito Paulo Brant e Igor Eto, da equipe de transição. O governador informou que mantém entendimentos com o presidente eleito Jair Bolsonaro com vistas a renegociar a dívida do Estado com a União.

Continua depois da publicidade

Fez referência aos inúmeros compromissos do Estado para justificar não ter tido condições de assumir com os prefeitos o compromisso que eles insistentemente buscavam: que o Estado retomasse a normalidade dos repasses constitucionais aos municípios, já em janeiro.

A reunião foi amistosa, mas com posicionamentos firmes; prefeitos já em desespero por estarem com salários de professores atrasados e não poderem pagar o 13º. Como é o caso de Uberaba e Montes Claros, por exemplo: argumentaram que reconheciam as dificuldades do Estado, mas não se usasse o dinheiro que é dos municípios para pagar essas dívidas.

Atualmente, o Estado está pegando o dinheiro do Fundeb, que é dos professores municipais, e parcelando o pagamento dos professores do Estado. Os prefeitos estão com grandes dificuldades em seus municípios por isso.

Algumas cidades já decidiram não iniciar o ano letivo em 2019, enquanto o Estado não regularizar o repasse do Fundeb, essencial para o pagamento dos professores.

Para piorar a situação, muitos prefeitos que utilizaram dinheiro do próprio caixa para pagar professores – já que o Fundeb não viera – poderão ter problemas, pois a reposição do dinheiro para a prestação de contas deveria ser dentro do mesmo ano.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. julio disse:

    estou vendo coisas ou o vladimir azevedo tambem estava na reunião?

  2. anonimo disse:

    e isso ai LENDA VIVA

Continua depois da publicidade