Prefeituras recebem repasses do 1% do FPM de dezembro nesta sexta-feira

Publicado por: Redação

Uma das conquistas municipalistas é o repasse de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de dezembro que entra nas contas das prefeituras na sexta-feira, dia 7. A estimativa aponta aumento de 8,7% em comparação com o repasse de 2017. Neste momento, em que os gestores públicos estão cortando gastos, devido à dívida do Estado com os municípios, esses recursos vão ajudar os prefeitos controlarem as contas neste final de ano, mas não resolverão os problemas financeiros de muitos municípios.

Para chegar a uma estimativa de repasse, a CNM considerou a arrecadação federal prevista para o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto de Renda (IR). De acordo com a análise da Confederação, sobre o 1% adicional não incide retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). No entanto, por se tratar de uma transferência constitucional e por incorporar a Receita Corrente Líquida (RCL) do Município, os limites constitucionais de investimento em saúde e educação devem ser observados.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar que a reivindicação desse 1% constava na pauta prioritária, desde 2003, e foi viabilizado por meio da Emenda Constitucional (EC) 55/2007. Ela se tornou o grande marco da X Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, representou a força do municipalismo e elevou o FPM de 22,5% para 23,5%. Quem conhece um pouco do tramite para aprovação de EC, que requer quórum quase máximo de votação em cada uma das Casas legislativas, em dois turnos; e quem fez parte dessa grande conquista sabe o que esse repasse significa. A matéria foi enviada à Câmara dos Deputados, em 2003, e tramitou por quatro anos na Casa.

Confira no Portal das Transferências da AMM (portaltransferencias.amm-mg.org.br), o valor do último repasse do FPM de novembro que será creditado para seu município.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. O demônio disse:

    A vocês vão usar esse dinheiro pra quê mesmo,pq os funcionários tá tudo passando fome

Continua depois da publicidade