Serviço de Atenção Domiciliar será implantado em dezembro em Divinópolis

Publicado por: Redação

A Prefeitura de Divinópolis, através  da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) implantará em 17 de dezembro o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), com o objetivo de oferecer assistência e promoção à saúde no domicílio,dentro dos princípios do SUS.  .

A Atenção Domiciliar é uma forma de atenção à saúde com garantia da continuidade do cuidado e integrada a Rede de Atenção à Saúde.

Continua depois da publicidade

O SAD contará com uma equipe multidisciplinar composta por médico,enfermeiros, técnicos de enfermagem,fisioterapeuta e assistente social.A equipe do Serviço de Atenção Domiciliar irá eleger os pacientes que
estão em atendimento na UPA.

Para que o paciente selecionado seja aceito será necessário concordância da família, ter cuidador identificado e ter no domicílio, infraestrutura física compatível com a realização da assistência domiciliar. A enfermeira Dayane Rios explica que a preferência será para os pacientes impossibilitados de se deslocar até o serviço de saúde

 “Terão indicação de atenção domiciliar os pacientes impossibilitados de
se deslocar até um serviço de saúde e que necessitem de cuidados e
visitas mais frequentes, pacientes portadores de doença crônica com
quadro clínico agudo sem necessidade de monitorização contínua,
pacientes em cuidados paliativos e outras condições que demandam
cuidados de complexidade intermediária, ou seja, que não necessitam de
internação hospitalar, mas que precisam de cuidados especiais
“, explicou
a enfermeira Dayane Rios.

Segundo a enfermeira, a proposta de implantação surgiu diante da necessidade de produzir outras formas de atenção à saúde diante da transição demográfica, epidemiológica e social da população. “Tem como objetivos oferecer assistência de qualidade no domicílio ampliando assim a autonomia dos usuários, evitar a hospitalização desnecessária, e oferecer cuidados paliativos e humanizados a pacientes fora de possibilidade terapêutica”, destacou.

A Semusa contou com a consultoria voluntária do professor Alexandre Ernesto Silva, Enfermeiro Mestre e Doutor na temática de cuidados paliativos e pesquisador voluntário da FIOCRUZ, representando a Universidade Federal de São João Del rei Campus Centro-Oeste Dona Lindu.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação PMD

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade