Com inauguração da Unidade de Cartório Interligado, recém nascidos saem do CSSJD já com certidão de nascimento e CPF

Publicado por: Redação

Com a inauguração de uma unidade Interligada ao Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e Interdições e Tutelas de Divinópolis, dentro do Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), a partir de então, os pais dos recém nascidos no hospital além de ter a opção de registrar seus filhos antes da alta hospitalar das mães, podem também inscrever o neonato no Cadastro de Pessoas Físicas, o CPF – A implantação do projeto teve como objetivo reduzir as desigualdades no acesso aos bens e serviços que atendam aos direitos das crianças em seus primeiros anos, em atendimento a Lei Federal 13.257/2016, que dispões sobre elementos de políticas públicas para a primeira infância.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração, além da superintendente Geral do CSSJD, Elis Regina Guimarães, e do Oficial substituto do Cartório de Registro Civil, Eduardo Mattar; o Secretário de Direitos Humanos, Participação Social de Cidadania de Minas Gerais, Paulo Roberto Maia Alves Ferreira, a Oficiala do Cartório de Registro Civil, Noara Mattar de Oliveira.

Continua depois da publicidade

Elis Regina, a Superintendente do CSSJD falou que tem um ano que existia o sonho de levar o cartório para o hospital, por entender a dificuldade da mãe, que ainda de resguardo ter que se deslocar. E com a prestação desse novo serviço, em apenas 15 minutos os pais saem com o recém-nascido e já com a certidão de nascimento e o CPF. “Trabalhamos com o certificado digital, é tudo muito garantido, tudo muito seguro, e para os pais não tem preço essa comodidade”, finalizou.

Eduardo Mattar, oficial substituto do Registro Civil, explicou que são duas pontas, uma no hospital e outra no cartório. Na unidade interligada, localizada no CSSJD, onde um funcionário do cartório capta os dados, os digitaliza e envia para o cartório, local em que um outro funcionário confere a documentação e realiza o registro do recém-nascido, é gerado um arquivo que é transmitido para a unidade interligada, que ao chegar é só ser impresso, e entregue para os pais da criança, junto com o CPF.

O juiz, Francisco de Assis Correa, diretor do Fórum, também se manifestou, dizendo ser um ganho muito grande para a população, por que a criança ao nascer no Hospital São João de Deus já sai totalmente documentada, com o registro civil e o CPF, que demandaria o deslocamento dos pais até o cartório de registro civil, “que não é próximo do hospital, e mesmo para parturientes de outras cidades, ficou mais fácil”.

Com a inauguração do Cartório Interligado, o Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), entra para o seleto grupo de grandes hospitais que possuem esse tipo de serviço.

[foogallery id=”65507″]

 

Crédito imagens em vídeo: TV CANDIDÉS

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade