Divinópolis realiza 250 registros de veículos por dia, contabiliza chefe do 7º DPC em seminário sobre Educação, Trânsito e Cidadania

Publicado por: Redação

No seminário sobre Educação, Trânsito e Cidadania, realizado na última sexta-feira (23), na sede da FIEMG Regional, o delegado Ivan Lopes, chefe do 7º Departamento da Policia Civil de Minas Gerais, sediado em Divinópolis, que foi quem fez a abertura do evento, deu alguns números que impressionam, pois ao mesmo tempo em que, pelo lado positivo, movimenta economicamente a cidade e a região, demonstra que se todos não fizerem sua parte, no que tange a educação e a prática real da cidadania no trânsito, além da responsabilidade dos municípios na conservação das vias públicas, o caos será ou já está instalado, isso por que, com 250 registros de veículos, por dia, e 180 vistorias, somadas à previsão de que, o ano de 2018 será fechado com a emissão de 87 mil carteiras de habilitação, o colapso pode ser total. Então, nada mais pertinente do que a realização do seminário, em que as falas dos palestrantes e dos entrevistados pelo Divinews, convergiram para a palavra educação.

[foogallery id=”65193″]

Continua depois da publicidade

O Delegado Regional da 10ª Delegacia da Policia Civil em Divinópolis, Leonardo Pio, que foi um dos conferencistas, em entrevista ao Divinews, falou que o evento teve como objetivo fazer uma análise global do sistema de trânsito de Divinópolis e também da região. “O trânsito está matando tanto quanto os assassinatos, o que tem chamado a atenção dos sistemas de segurança. O objetivo deste seminário é criar uma carta de intenção para ser encaminhada para as autoridades competentes”, afirmou.

Com o tema, “Crime de Trânsito com culpa consciente”, o promotor de Justiça, Calixto Oliveira Souza, reforçou em entrevista para o Divinews, o mesmo assunto que discorreu em sua palestra, ao afirmar que, a maioria dos acidentes de trânsito que ocorrem, na verdade são crimes cometidos por pessoas que agem de forma erradas e conscientes de que estão erradas.

Marcelo Nunes, Delegado responsável pela Delegacia de Trânsito, afirmou que a fiscalização tem que ser a última etapa no processo, a educação no trânsito, vem em primeiro lugar, mas que no Brasil é invertido. Ou seja, o brasileiro só se educa após a fiscalização e punição. Disse ainda que as palestras são boas para criar a conscientização de que é preciso seguir as regras, mesmo que o agente de trânsito não esteja no local.

O major Aleixo, da Policia Rodoviária Estadual, deu uma informação alarmante; “A segunda causa de morte natural no Brasil, são os acidentes de trânsito. E isso já é considerado como uma epidemia, e a solução passa pela educação no trânsito”.

Já o secretário de Trânsito e Transporte de Divinópolis (SETTRANS), Waldo Martinho, disse que a educação no trânsito tem que começar na escola. Completou dizendo que em Divinópolis acontece muitas infrações que foram faladas no seminário, como avanços de sinais, não parar para pedestre e estacionar e locais não permitidos. “Só com educação mesmo”, concluiu.

O professor Jadir, da UEMG, idealizador do evento, que atualmente está em sua segunda edição, afirmou que o trânsito está comprometido em Divinópolis, e que o objetivo do seminário é buscar soluções, com a participação das forças de segurança da cidade. Falou também que, para incentivar as crianças, foi criado um concurso de redação com o tema “Nós somos o trânsito”, que de 800 redações, foram classificadas quatro que receberam premiações.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Júlio César Rodrigues disse:

    Excelente o Seminário! Parabéns a todos pela iniciativa!

Continua depois da publicidade