Ambientalista quer a reforma do Centro de Triagem e criação de cooperativa para reciclagem de lixo em Divinópolis

Publicado por: Redação

Por: Vitor Correia – > O ambientalista Wilson Barbosa, usando a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Divinópolis, nesta última terça (20), apresentou uma sugestão para os vereadores para que eles possam ajudar na criação de uma cooperativa que possa auxiliar muitos catadores de lixo do município de Divinópolis, que não desenvolvem seu trabalho dentro de uma associação.

A instituição dessa cooperativa necessita de algumas iniciativas e foram essas questões que estiveram presentes no discurso do tribuno, que relata: “Existem muitas pessoas que não são cooperativadas e nem associadas, com isso elas recolhem o material e na hora de vender, os atravessadores é que compram esse material, porque uma pessoa sozinha, a quantidade que ele recolhe, nenhuma empresa de grande porte se interessa em comprar, porque eles são uma pessoa só”.

Continua depois da publicidade

O ambientalista ressalta que unindo todo esse material produzido pelos coletores de reciclagem, depois de triados e separados, poderão ser produzidas toneladas e desse modo haveria comercialização direta com grandes empresas, aumentando o poder aquisitivo. Logo, os trabalhadores se cooperados, contribuirão com o aumento da renda. Ele relata que nesse sistema, os participantes não seriam fichados mas teriam o seu INSS pago.

O motivo maior do apelo aos parlamentares, se refere ao Centro de Triagem Municipal, situado na Av. Autorama, no Bairro Santa Lúcia, onde ocorrem as produções. Wilson conta que o local concedido pela prefeitura, precisaria de uma reforma para assim abrigar mais trabalhadores, considerando que a cooperativa pretende iniciar com 40 pessoas e mais tardiamente expandir esse número.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade