“EMPODERAÇÃO DAS PRETAS” – edição especial em Divinópolis, neste domingo (18/11)

Publicado por: Redação

Por: Yasmin Oliveira

 

Continua depois da publicidade

Neste domingo, 18 de novembro, será realizado no Espaço de Beleza Grazi Rufo, juntamente com o Chá das pretas, o coletivo “Afrontar-se”, da cidade de Uberaba-MG. O tema do encontro será “A importância da mulher negra na ascensão da comunidade” – Yeda Labruine, diretora do Chá das Pretas e cantora, estará presente no encontro, que em entrevista ao Divinews,  falou sobre a importância do empoderamento da mulher negra.

“O empoderamento de qualquer pessoa em qualquer idade é de extrema importância, e participar disso é muito gratificante, porque eu, enquanto mulher negra, cresci em um ambiente onde não se podia falar muito sobre isso, onde os cabelos não eram valorizados, a cor da pele não era valorizada, e então assim, você empoderar mulheres que podem empoderar outras mulheres e fazer uma corrente de empoderamento para que as pessoas saibam o valor delas perante a sociedade e inclusive, as mulheres negras saibam como se empoderar diante de qualquer tipo de preconceito, machismo ou qualquer coisa que possa vir a ferir a existência delas”.

Lembrou também o motivo que a levou a criar o Chá das Pretas em 2016 na cidade de Divinópolis

“Quando criei o chá das pretas em 2016, a intenção era fazer com que as mulheres de Divinópolis e região tivessem noção do poder que é ser uma mulher negra e do quão gratificante pode ser você se olhar no espelho e se sentir bonita. E conseguir fazer esse encontro no domingo entre mulheres negras e tratar do empoderamento, da importância da mulher negra na sociedade, é muito bacana e gratificante”.

O evento contará com a participação da professora de Historia Kell Silva, Agnes Maria e Paula Karine do coletivo Afrontar- se e ainda terá um Pocket Show com Yeda Labruine. Serão abordados assuntos como autoestima e estética da mulher negra.

Agnes Silva, do Coletivo Afrontar-se, conversou com o Divinews e falou sobre o convite recebido por Grazi Rufo para participar da roda de conversa sobre a importância da mulher negra na ascensão da comunidade.

“Em Uberaba nós trabalhamos com o coletivo já há três anos e temos atividades que visam esse empoderamento, tanto da mulher quanto da família negra em questão”.

Ao ser questionada sobre a questão do empoderamento em relação à estética, lembrou que isso é apenas uma ponta de toda uma discussão em relação a história.

“Falar de estética é na verdade só a pontinha do iceberg da questão social e racial que nós negros estamos inseridos nessa sociedade. Começamos a perceber que outros assuntos deveriam ser abordados além da estética, e nisso, nasceu o coletivo Afrontar-se, a partir de um interesse das mulheres negras de se auto afirmarem. Movimentos como esse são muitos importantes para que possamos perceber que a partir da estética que nos foi negada durante todo tempo, e por um período tão grandioso e doloroso para nós mulheres negras, podemos buscar ascensão em outras áreas do conhecimento e a desconstrução de preconceitos arraigados que essa sociedade carrega”.

Lembrou também que amanhã será uma conversa bem bacana sobre o assunto, e que também mostrará novas perspectivas do assunto. De acordo com Agnes Silva, quando sentamos em roda estamos no mesmo nível e podemos nos olhar fazendo a troca de conhecimento, o movimento nos remete à África.

O evento é gratuito e as vagas são limitadas. As inscrições poderão ser feitas pelo (37) 988028702. Empoderação das Pretas será realizado no Bairro Nossa senhora das Graças número 641.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade