Conselho Federal de Medicina (CFM) diz que Brasil tem médicos em número suficiente para substituir cubanos no “Mais Médicos”

Publicado por: Redação

Em Nota, o Conselho Federal de Medicina (CFM), na última quarta-feira (14), se pronunciou sobre o anúncio feito pelo Governo de Cuba, que retiraria seus intercambistas dos quadros do programa “Mais Médicos”.  O CFM, reiterou que o Brasil tem médicos em número suficiente para atender as demandas da população. Veja a Nota, na íntegra.

 

Continua depois da publicidade

NOTA À SOCIEDADE BRASILEIRA

 

Brasília, 14 de novembro de 2018

 

Diante do anúncio feito pelo Governo de Cuba de retirada de seus intercambistas dos quadros do Programa Mais Médicos, o Conselho Federal de Medicina (CFM) vem a público reiterar que:

 

  • O Brasil conta com médicos formados no País em número suficiente para atender às demandas da população;

 

  • Historicamente, os médicos brasileiros têm atuado, mesmo sob condições adversas, sempre em respeito ao seu compromisso com a sociedade;

 

  • Cabe ao Governo – nos diferentes níveis de gestão – oferecer aos médicos brasileiros condições adequadas para atender a população, ou seja, infraestrutura de trabalho, apoio de equipe multidisciplinar, acesso a exames e a uma rede de referência para encaminhamento de casos mais graves;

 

  • Para estimular a fixação dos médicos brasileiros em áreas distantes e de difícil provimento, o Governo deve prever a criação de uma carreira de Estado para o médico, com a obrigação dos gestores de oferecerem o suporte para sua atuação, assim como remuneração adequada.

 

  • Esses pontos constam do Manifesto dos Médicos em Defesa da Saúde, encaminhado a todos os candidatos nas Eleições Gerais de 2018, ainda no primeiro turno.

 

Comprometido com a Nação, a ser construída com base na ética e na justiça, o CFM se coloca à disposição do Governo para contribuir com a construção de soluções para os problemas que afetam o sistema de saúde brasileiro.

 

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. anomimo disse:

    Pode até ter médicos em números necessários, mas quais estão dispostos a adentrar aos rincões brasileiros. São um bando de mercenários,só querem saber de $ , estão pouco se lixando para as mazelas do povo brasileiro. Acho que sujeitariam a sair de um grande centro por R$ 10 mil.Nunca ! E o futuro presidente, fazendo uso de sua retorico,só fala merda,antes mesmo de assumir já vem causando prejuizo aos mais desfavorecidos.

  2. Fernando Genesio da Silva disse:

    Estamos em estado de calamidade pública na saúde e não dá pra ficar colocando regrinhas! É só convocação e pronto! Tem que ir!

Continua depois da publicidade