Prefeitos mineiros aprovam pedido de intervenção federal no Estado e fim do ano letivo

Publicado por: Redação

Os prefeitos do Norte de Minas aprovaram na tarde desta última segunda-feira (12) uma série de medidas contra o Estado, por causa da retenção dos recursos como IPVA, ICMS, Fundeb, Piso Mineiro e Saúde: entrarão com pedido junto ao presidente da República Michel Temer para que seja decretada a intervenção em Minas Gerais, como forma de assegurar o pagamento ainda este ano de aproximadamente R$10 bilhões retidos; fechar as prefeituras por sete a 10 dias no mês de dezembro, antecipar o fim do ano letivo para 30 de novembro e, ainda, iniciar o ano letivo de 2019 somente em 11 de março. Também aprovaram o fim dos convênios com o IEF, com IMA e Emater.

A reunião convocada pela AMAMS e AMMESF ocorreu no auditório da AMAMS em Montes Claros, com as presenças de mais de 50 prefeitos, e reuniu as entidades municipalistas do Norte, Noroeste e Centro de Minas. O prefeito Humberto Souto, de Montes Claros, propôs que o movimento seja levado para várias regiões de Minas Gerais, para ser uma mobilização mineira e forçar a luta. O presidente da AMAMS, Marcelo Felix, prefeito de Januária, anunciou que as medidas aprovadas começam  a ser adotadas a partir dessa terça-feira, com a Assessoria Jurídica definindo o que precisa ser realizado. A única proposta rejeitada foi de suspender o contrato do transporte escolar em 2019.

Continua depois da publicidade

O assessor jurídico Alex Vieira, da AMAMS, mostrou que na questão da intervenção a Constituição Federal permite que seja solicitada ao Presidente da República, por causa da retenção dos recursos constitucionais e o presidente poderá convocar o Congresso Nacional e, se aprovado, nomeado um interventor financeiro. Ele lembra que a retenção dos recursos quebra o pacto federativo. O secretário executivo da AMAMS, Ronaldo Mota Dias, explicou que a Associação Mineira dos Municípios foi ouvida e se dispôs a abraçar a causa, na reunião marcada para dia 20.

O presidente da AMAMS, Marcelo Felix, reforçou que a medida alertará ao Ministério Público, Tribunal de Contas e Tribunal de Justiça para a grave situação. Explicou que o Tribunal de Contas orientou os municípios a decretarem Calamidade Financeira. Ele conclamou os prefeitos a se unirem, pois somente assim poderão enfrentar o quadro criado pelo Estado. Foi reforçado pelo prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, que considerou um crime a retenção dos recursos. O prefeito de Augusto de Lima, João Carlos Batista, da Associação dos Municípios do Médio Rio das Velhas apoiou a postura. O mesmo ocorreu com José Raul Reis, presidente da AMMESF, e Rutílio Eugenio Cavalante, da Associação dos Municípios do Noroeste.

Os deputados Paulo Guedes, Carlos Pimenta e José Reis, participaram da união. O primeiro anunciou que estará reunido com o governador Fernando Pimentel essa semana e que o Estado negocia com o Banco do Brasil a securitização da dívida aprovada pelos deputados mineiros para socorrer os prefeitos. O deputado Carlos Pimenta explicou que não se pode esperar muita coisa do atual Governo e pediu aos prefeitos tem de adotar as medidas para pressionar o governador eleito Romeu Zema.

O deputado eleito José Reis mostrou que a estimativa é do menor rombo ser de R$6 milhões e, por isso, os prefeitos precisam entrar com ação judicial para se resguardarem. O procurador municipal de Montes Claros propôs que seja apresentado ao Tribunal de Justiça um Termo de Ajustamento de Gestão.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. MirnaTeresinha Oliveira Freitas disse:

    Um crime e desrespeito com alunos e professores.Não cumprir com os 200 dias e o direito garantido por lei e Família e que dependem do salário dos professores designados até 31/12 só recomeçar em março.

  2. Neia disse:

    Pq os governantes não cortan um mês do salário deles pra acerta as pendências, agora prejudicar as crianças pela culpa que eles não carrega é covardia.

  3. Eva Lopes Cordeiro Machado disse:

    Até onde vai o desgoverno neste país de injustiça e impunidade? 😢😢😢

  4. Luiza Amélia Abreu Barros disse:

    É mais uma covardia dos governantes com a família, com os professores que necessita do trabalho p alimentar seus filhos que ficarão nas ruas aprendendo o que?

  5. Anônimo disse:

    Alguns roubam e outros pagam

  6. Teresinha de Oliveira Castro disse:

    Eu também assinei contrato até 31 do 12 e como vamos fazer vai nos pagarajudar resissão do contrato férias e décimo terceiro?

  7. Rosangela Silva disse:

    Eu também estou como professora designada na cidade de Aguanil- Mg.Penso que esta quebra de contrato que deveria ser até 31/12/2018 desestrutura toda nossa vida.Como ficará nossa situação.Tudo porquê um roubou e nós é que novamente temos que pagar… não concordo.

  8. Joaquim Teixeira disse:

    Acabaram com MG… É o PT fazendo o que sabe fazer…

    1. Rita disse:

      É o PT e a herança do PSDB com Aécio Neves e Anastasia. Porque a falência de MG já vem sendo construído há muito tempo.

  9. Maria das Graças Alves Braga disse:

    Meu contrato que assinei e até dia 31/12/18 . Temos férias para receber e recisao do contrato. Como vamos sobreviver se não temos o nosso salário garantido e assinado. Onde está a lei nesse país ?? Como nossas famílias vão sobreviver ?? E injusto. Professores que batalham tanto merecem respeito e salário justo.

  10. Gely disse:

    Um absurso! Como sempre, cobram do povo quando algum corrupto rouba nosso dinheiro. Só no Brasil mesmo viu, somos lesados duas vezes.

  11. Anônimo disse:

    Essa medida foi tomada para vocês roubarem mais?? É muito difícil morar nesse país , quem trabalha honestamente , são os que mais sofrem!! 😡😡

  12. Giselle de Souza Martins disse:

    Nao sou de acordo, porque assinei meu contrato ate 31/12/18 e tendo direito aos meus benefícios. Designados não tem obrigação de pagar pelas desonestidades de poluticos.

Continua depois da publicidade