Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) realiza palestra para implantar revolucionaria metodologia DRG

Publicado por: Redação

Na noite desta última quinta-feira (08), a equipe interventora do Complexo de Saúde São João de Deus, através de uma palestra ministrada pela médica Tânia Grillo Pedrosa, apresentou para o seu Corpo Clínico, o novo modelo de gestão assistencial, o Sistema de Grupo de Diagnósticos Relacionados (DRG), que consiste em uma metodologia de governança clínica, que será implantado em breve no CSSJD – Ao mesmo tempo em que a superintendente do Complexo, Elis Regina, em entrevista ao Divinews, exultante, explicou a importância da implantação deste novo método de governança clínica, para Divinópolis e toda região – Após a palestra, em comemoração ao dia do Médico, foi servido um coquetel para os profissionais da área.

Continua depois da publicidade

Na entrevista ao Divinews, Tania Grillo, explicou sobre a DRG: “É uma metodologia que ajusta cada paciente em um grupo específico com o mesmo risco clínico, a mesma complexidade em consumo de recursos do hospital – Então, a partir do momento que os pacientes são ajustados pelos seus riscos, é possível fazer previsão de consumo de recursos, permanência hospitar, desfecho assistenciais e comparação. Isso propicia que as organizações de saúde entendam onde estão os seus principais pontos de oportunidades de melhoria para tornar a assistência cada vez mais qualificada, mais segura e mais sustentável. Enfim, é um método para governança clinica”.

Tania explicou também que o DRG nasceu primariamente para ser aplicado em pacientes hospitalar. Mas que atualmente já existem aplicações para internações crônicas e até para atendimentos ambulatoriais. Mas que de fato, o grande foco, é para o atendimento hospitalar.

Já a superintendente do Complexo de Saúde São João de Deus, Elis Regina, falou do significado do Diagnóstico de Grupo Relacionados de Doenças (DRG) para a região: “Nós sabemos que não basta uma grande gestão administrativa, é necessário, também uma grande gestão assistencial. E essa gestão assistencial passa pelas diversas formas que o médico tem de atender o paciente dessa região. Nessa metodologia, esse paciente que é atendido pelo nosso médico, dentro do nosso hospital, ele é comparável com o atendimento desses pacientes nos principais hospitais do país, como o Albert Einstein, Sírio Libanês, Moinhos de Vento – A assistência prestada pelo Complexo de Saúde São João de Deus, está em conformidade com a melhor assistência dada pelos melhores hospitais do país”.

E continuou: “Então, aquilo que ainda não estiver em conformidade com os melhores hospitais, nós estamos com uma Comissão que vai se reunir com o Corpo Clínico, e vai discutir, qual é a mudança, no protocolo, ou no tipo de assistência, para que o paciente tenha efetivamente, uma assistência igual aos melhores hospitais destes países”.

Elis Regina, terminou dizendo o quanto fica “orgulhosa” em falar sobre o DRG. Pois para ela, saúde não é somente administração, diz que é cuidar do paciente, é ter o foco no cuidado com o cliente/paciente. “É muito orgulhoso colocar o Hospital São João de Deus, que é do nos vemos o Complexo, na ponta dos melhores hospitais do país. Isso não tem preço para essa população dessa região Oeste de Minas Gerais”, finalizou.

Elis Regina, como superintendente do CSSJD  em reconhecimento aos médicos que enfrentaram desafios desde o início da intervenção e colaboraram com a sua gestão à frente do então Hospital São João de Deus,  fez uma declaração os homenageando em seu dia (veja vídeo).

[foogallery id=”64577″]

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade