Redução de turmas em Cemei de Divinópolis gera tensão nas mães dos alunos

Publicado por: Redação

Por : Yasmin Oliveira e Vitor Correia

Várias mães se reuniram na Câmara Municipal de Divinópolis,  nesta última quinta-feira (25), para unir forças e pedirem apoio dos vereadores para eles que pudessem fiscalizar outros custos de setores da Prefeitura e com isso conseguissem manter abertas as duas escolas que estão em fase de fechamento. O CEMEI Douglas Miguel Vilela, no bairro Santo Antônio, e o Centro de Educação Infantil Victor Hugo Lopes, no bairro Santa Rosa. E posteriormente, a Escola Municipal Hebert de Souza, em 2019 também está na lista de fechamento. As turmas seriam reduzidas de 18 para 14, caindo no processo de redirecionamento das crianças para outras escolas.

Continua depois da publicidade

Vanessa Pires, mãe de uma das crianças da Escola Hebert de Souza, conta que estão lutando para o seu não fechamento.“O que eles estão querendo fazer é uma manobra para reduzir as turmas e futuramente fechar a escola. A escola é muito boa, a gente não pode deixar isso acontecer.”

Ela conta que a justificativa que recebeu foi a de que a prefeitura quer cortar custos com a educação.

Ao ser questionada sobre uma possível relação do fato com os atrasos do Estado com o FUNDEB, ela relata:

“O atraso mesmo dos servidores municipais, semana que vem já vai ter operação tartaruga, minha filha já não vai ter a qualidade da educação direito, estamos aqui lutando junto com os professores para colocar os salários em dia.”

A estudante Deziane da Silva Bento, revelou ao Divinews sua indignação:

“As mães dormiam na fila para conseguir uma vaga no CEMEI, a gente fica um final de semana, três dias na fila. Agora simplesmente eles estão tentando reduzir as crianças de uma escola que não tem como falar que tem pouca criança.”

Segundo Deziane, o objetivo é reduzir o número de profissionais, como professores, coordenadora pedagógica, e além disso falta de auxiliares para crianças especiais. “Agora eles estão falando que como vai fazer o zoneamento vai reduzir o número de crianças, não vai precisar mais desses profissionais” relata.

As entrevistadas contam que não receberam nenhuma resposta da prefeitura, e que no dia 31 desse mês, haverá uma reunião na CEMED às 14:00, para que as mães possam obter respostas.

Posição dos vereadores

O Divinews ouviu o posicionamento dos vereadores em relação ao pagamento dos professores municipais, que continua atrasado,  em entrevista a vereadora Janete Aparecida disse não entender o motivo de necessitar do repasse do Fundeb e não poder usar o recurso público do próprio municipio já que os impostos cobrados na cidade são altos.

“ Se não pode ter um IPTU tão grande na cidade e não podem tirar do imposto e do dinheiro arrecadado para pagar educação que diferença faz?Educadores fizeram concurso do Fundeb? Não, fizeram o concurso para servidor do município de Divinópolis, se o dinheiro não vem que seja pago com o recurso municipal, ah não tem o recurso corta,da carne, acaba com os  220 cargos comissionados” declarou a vereadora

Já o vereador Cleitinho Azevedo se pronunciou em relação ao fechamento dos cemeis já que o mesmo havia ido ao Ministério Público para protocolar a respeito da situação

“ O Ministério Público quer notificar a prefeitura para que isso não aconteça. Estamos embasados de que não há necessidade agora de fechar Cemei, pelo contrário na minha humilde opinião a educação quanto mais você gasta mais você investe, então não é momento de fechar e sim de abrir mais”

Prefeitura

O Divinews tentou entrar em contato com a prefeitura para obter respostas porém não conseguiu nenhuma informação sobre o caso .

Já ao ligar para o Cemei um dos funcionários informou que eles não poderiam passar informações sobre a redução das quatro turmas

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade