Chargista Ricardo Welbert agora é DIVINEWS

Publicado por: Redação

É com muita honra que informamos que o  chargista Ricardo Welbert está de casa nova. A partir desta sexta-feira, 19, ele passa a produzir para o DIVINEWS ilustrações que mesclam informação, crítica e humor, sem nenhum tipo de barreira ideológico-partidária ou não. 

Jornalista formado pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), exerceu diferentes funções da profissão em Divinópolis. Passou pelas rádios Sucesso e 94, TV Integração, revista Xeque Mate e pelo jornal Agora, onde estreou como chargista diário em 2010.

Continua depois da publicidade

No foco das análises estarão fatos locais, de Minas Gerais, do Brasil e do mundo. “Estar agora no Divinews me garante liberdade para abordar os assuntos que eu quiser. É algo que me vem a calhar, especialmente em tempos tão tenebrosos na política nacional, com ameaças à liberdade de imprensa que já se fazem presentes antes mesmo do resultado do segundo turno”, analisa.

O que é a charge?

É um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com um ou mais personagens envolvidos. A palavra é de origem francesa e significa “carga”, pois exagera em traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco.

A charge é uma linguagem de humor gráfico bastante usada no jornalismo diário em todo o mundo, principalmente para críticas políticas. “Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente a sua visão sobre determinadas situações cotidianas, mesclando humor e da sátira”, detalha.

Por ser carregada de identidades visuais, nos jornais impressos a charge costuma ter alcance muito maior do que o próprio texto editorial. “Como desenho crítico, é temida pelas pessoas com poder. A história nos mostra que toda vez que se estabelece a censura em algum país, a charge pode ser o primeiro alvo dos censores. Na imprensa brasileira, por exemplo, foram muitas as perseguições a chargistas. Conhecendo-se esse histórico e percebendo os rumos tenebrosos que o Brasil parece tomar, com ataques diretos à liberdade de expressão não só a nivel nacional como também  localmente, o trabalho do chargista se torna mais necessário do que nunca”, comenta.

Talento

Welbert conta que o hábito de desenhar surgiu na infância, junto com o gosto pela leitura de gibis. Ele desenhava personagens de histórias em quadrinhos e de desenhos animados. Quando mostrava o resultado na escola, colegas e professores gostavam.

“Desenhar todos os dias é um hábito que adquiri muito cedo. Tanto é que fiz minha primeira charge saiu quando eu tinha 14 anos, no Independente, um jornal de Pitangui, minha cidade natal. Naquela época eu não tinha acesso à internet. Tanto é que já não tenho vários dos meus desenhos antigos. A partir do momento em que criei um blog, em 2006, foi que passei a disponibilizar esses meus trabalhos online”, comenta.

Foi por meio da internet que uma charge de Welbert foi encontrada por uma editora de Pernambuco e selecionada para compor um livro didático do ensino fundamental. Trata-se da charge abaixo, produzida para o Agora de 8 de agosto de 2017, quando a Justiça suspendeu o processo contra 22 pessoas e quatro empresas apontadas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana.

A editora Construir encontrou o desenho na internet e fez contato. O livro didático da coleção “Língua Portuguesa: Contextualizando Saberes” será distribuído a partir do ano que vem a escolas particulares de vários estados. A charge será tema de uma atividade do volume destinado aos alunos do 7º ano do ensino fundamental.

“Quando eu era criança, adorava fazer os exercícios que incluíam análises de charges, tirinhas e cartuns. Essa já é a segunda ilustração minha que entra para um livro escolar. É muito gratificante saber que estão sendo usadas para aguçar o senso crítico da molecada”, comemora o autor.

Para o futuro, Ricardo Welbert analisa a possibilidade de produzir um livro que reúna charges sobre fatos ocorridos em Divinópolis. Com cerca de dois mil desenhos já publicados sobre a cidade, diz esperar que a passagem pelo DIVINEWS renda muitos outros. “Será divertido”, garante

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade