Qual o nome dado ao marido de uma presidente?

Publicado por: Redação

Estamos em ano eleitoral e já sabemos que o segundo turno será disputado por Jair Bolsonaro e Fernando Haddad ambos casados, independente de qual deles for eleito automaticamente começamos a chamar suas respectivas esposas de Primeira- Dama.

Mas, se uma mulher assumir o cargo de presidente e for casada com um homem, que título ele recebe? A resposta é nenhum! Na língua portuguesa não há um termo para esse caso. E esse motivo se deve também ao fato de nunca termos precisado dele.

Continua depois da publicidade

A ex-presidente da República, Dilma Rousseff, primeira e única mulher a governar o Brasil, não era casada. Agora, nos casos dos maridos de prefeitas ou governadoras, a nomenclatura usada é apenas senhor.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Carlos Eduardo disse:

    O ideal, desde que se pode ter uma mulher na Presidência da República e ela possa vir a ser casada, é masculinizar o título usando a nomenclatura de Primeiro-Cavalheiro, tendo em vista a mulher do Presidente ser a Primeira-Dama.

  2. Carlos Eduardo disse:

    O ideal, desde que se pode ter uma mulher na Presidência da República e ele possa vir a ser casada, é masculinizar o título usando a nomenclatura de Primeiro-Cavalheiro, tendo em vista a mulher do Presidente ser a Primeira-Dama.

  3. Pitágua Buenapark disse:

    Gostei da informação e grato estou

  4. como e que podemos chamar marido de um presidente?

  5. Fernando Duarte disse:

    Não havendo qualquer título honorifico para o esposo de uma Presidente da República, não era tempo dos academicos prepararem-se para tal? É bom que este debate seja introduzido no espaço lusófono para preencher este vazio e evitar ambiguidades com isso, quando vir a acontecer num dos Paises Lusófonos.

  6. Joaquim André disse:

    Olá sou Joaquim André, apartir de Angola, respondendo à essa questão, o esposo de uma presidente pode chamar-se de 1º cavalheiro ou um consorte político

  7. Frederico disse:

    Nenhum!

  8. value disse:

    Franklin santos fernando

Continua depois da publicidade