Dia da Coluna Saudável é realizado na Câmara dos vereadores

Publicado por: Redação

Aconteceu ontem (09) a 61ª reunião ordinária da câmara de vereadores da cidade de Divinópolis. Na ocasião o parlamentar Zé Luiz da Farmácia, aproveitou o seu momento na tribuna para lembrar do Dia da Coluna Saudável promovida pela escola do Legislativo e pela Prefeitura de Divinópolis.

O dia da coluna saudável acontecera no dia 19 de outubro a partir das 08h30min e encerrará às 17h: 30 será um evento gratuito realizado no plenário da câmara de vereadores da cidade de Divinópolis. O evento conta com uma quantidade de vagas limitadas, para participar é preciso se inscrever pelo site www.divinopolis.mg.leg.br/escola

Continua depois da publicidade

Em conversa com o Divinews ao ser perguntado sobre qual a importância da semana para a comunidade o parlamentar ressaltou que a Semana da Coluna saudável é muito mais no sentido de prevenção e conscientização da postura da população

“Na verdade essa semana da Coluna Saudável ela é muito mais no sentido de prevenção e conscientização da postura da pessoa do ser humano, tanto no trabalho, como no lazer e até mesmo descansando, porque o numero de pessoas afastadas pelo INSS é muito alto”.

Doenças da coluna podem ser o motivo da aposentadoria por invalidez no INSS. Esse benefício é concedido ao segurado que se torna permanentemente incapaz para o trabalho, não podendo sequer ser reabilitado para outra função. No início, enquanto é considerado temporariamente incapaz, o trabalhador recebe o auxílio-doença. Mas sem a melhora da patologia, o auxílio pode ser convertido em aposentadoria por invalidez. Algumas dessas doenças são:

Hérnia de Disco é uma doença que pode afetar a região do pescoço (cervical), do meio das costas (torácica) ou a região mais baixa das costas (lombar). Ela ocorre quando o disco intervertebral (que se situa entre as vértebras da coluna) perde sua forma original (oval) e começa a incomodar a medula espinhal.

A osteofitose é a doença em que aparecem osteófitos ao redor do disco da coluna vertebral. Osteófitos são os populares bicos-de-papagaio, que são pequenas expansões ósseas, semelhantes a um gancho. Eles costumam aparecer em caso de problemas reumáticos, como osteoartrose lombar e cervical, desidratação do disco intervertebral, e outros problemas.

Discopatia degenerativa é uma doença que atinge os discos intervertebrais, que é a estrutura cartilaginosa situada entre as vértebras da coluna. Ela ocorre devido à perda de água da região, minimizando a capacidade de movimentação. Essa doença degenerativa pode ser provocada com o ato de carregar peso de maneira irregular ou de se manter em uma postura viciosa durante um longo período de tempo.

A protusão discal também é uma doença que atinge os discos intervertebrais. Nessa doença, há uma distensão do anel fibroso que envolve tais discos, mas não há um rompimento das fibras do anel, somente um desgaste e uma dilatação. Por causa disso, os ligamentos e outras estruturas da região com protusão são atingidos e causam dor.

Cervicalgia uma das doenças na coluna mais comum popularmente conhecida como torcicolo. Apesar de parecer inofensiva, a patologia pode afastar muitas pessoas do trabalho. Na sua fase crônica, ela pode ser o motivo do afastamento por mais de 15 dias, o que gera direito ao auxílio-doença.

 

 

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade